Na derrota do Borussia Dortmund contra o Bayern, Mats Hummels involuntariamente desempenhou um papel de liderança. Ao contrário das muitas críticas, os dirigentes do BVB continuam a defender o zagueiro-central. Hummels teve de suportar vários comentários críticos sobre a sua exibição frente ao Bayern. Dietmar Hamann disse, por exemplo, que os dirigentes do Borussia devem de "olhar atentamente " para o defensor-central , enquanto Karl-Heinz Rummenigge falou dos tempos que Hummels tem de enfrentar de fora da equipe.
Na quarta-feira, o assessor do BVB, Matthias Sammer, defendeu com veemência o chefe da defesa de 32 anos. O diretor de esportes Michael Zorc também defende os debates anteriores sobre as qualidades de Hummels: "É claro que Mats não jogou um bom jogo contra Munique, mas isso não é razão para iniciarmos uma discussão", disse Zorc ao WAZ .
Segundo o jornal regional, os dirigentes já previam que Hummels precisaria de tempo para recuperar as velhas forças devido ao campeonato europeu de verão e aos problemas nos joelhos que continuaram até há poucas semanas. Esta é provavelmente uma das razões pelas quais Zorc prevê: "Ele vai recuperar ao seu nível e vai continuar a ser um jogador importante para nós".
Então, contratempos como aqueles contra o Bayern, quando o defensor involuntariamente foi a causa dos gols dos bávaros, devem ser coisa do passado.