Em janeiro de 2017, o Borussia Dortmund transferiu quase nove milhões de euros para o clube sueco AIK Solna e, assim, garantiu os serviços de Alexander Isak. O atacante sueco não estava muito feliz com o BVB, mas mais de quatro anos após o acordo parece haver um final feliz - para ambos os lados.
O BVB, que Isak deixou no verão de 2019 para a Real Sociedad, agora deve até florescer um negócio positivo. A razão para isso é a exclusão de uma cláusula. Ao se mudar para a Espanha, o BVB recebeu apenas 6,5 milhões de euros, mas garantiu uma cláusula de recompra. Por 30 milhões de euros, o atacante poderia ter sido atraído de volta para a área do Ruhr. É o que relata o " Ruhr Nachrichten ". A referida cláusula de recompra está prestes a ser cancelada. O diretor de esportes do Borussia, Michael Zorc, confirmou isso ao jornal.
"Em princípio, concordamos com a Real Sociedad em cancelar a opção de recompra", explicou Zorc. "Mas os detalhes ainda precisam ser esclarecidos", acrescentou o dirigente. Se um acordo for finalmente alcançado, a Real Sociedad teria que pagar uma "quantia média de um milhão de um dígito", de acordo com o relatório.
Anteriormente, o jornal espanhol "Mundo Deportivo" informou que o BVB e os espanhóis estão em negociações para eliminar a cláusula. Assim, o Real ofereceu apenas quatro milhões de euros, mas o BVB teria pedido dez. Agora, um acordo parece iminente. Continuar a insistir na cláusula "teria feito pouco sentido", disse Zorc em entrevista ao "Ruhr Nachrichten". Especialmente porque Isak enfatizou que vê seu futuro na Espanha e que o BVB não teria investido 30 milhões de euros por um atacante de qualquer maneira. No entanto, como o valor de mercado de Isak já ultrapassa os 30 milhões de euros, a espada de Dâmocles da Real Sociedad sempre pairou sobre a Real Sociedad para que o BVB pudesse trazer Isak de volta e vendê-lo com lucro. Esse medo em breve deve ser história.