Texto por Colaborador: Redação 22/07/2022 - 00:00

O chefe do BVB, Hans-Joachim Watzke, reconheceu a lenda do futebol Uwe Seeler após sua morte como um jogador de futebol e ser humano "extraordinário".

"Sem dúvida, ele foi um dos melhores atacantes que a República Federal da Alemanha já produziu", disse o presidente do conselho de supervisão da Liga Alemã de Futebol, que também é diretor-gerente do Borussia Dortmund.

"Uwe Seeler era um homem profundamente enraizado em sua cidade natal, Hamburgo", disse Watzke. "Tudo isso, juntamente com uma modéstia inigualável, fez dele um ídolo e um modelo para milhões de pessoas."

Seeler morreu na quinta-feira aos 85 anos, conforme confirmado por seu ex-clube Hamburger SV, citando a família Seelers.

Para o membro do conselho do HSV, Jonas Boldt, Uwe Seeler "representa tudo o que caracteriza uma boa pessoa: pé no chão, lealdade, alegria de viver, e ele sempre foi acessível. Ele é o epítome do HSV". O clube de Hamburgo "nunca esquecerá e sempre homenageará seu maior jogador de todos os tempos. Agora nossos pensamentos e condolências vão para a família de Uwe, a quem expressamos nossas sinceras condolências".

O CEO do Bayern de Munique, Oliver Kahn, descreveu a morte de Seeler como uma "perda dolorosa". "Seeler defendeu o futebol honesto, a lealdade e a humanidade, ele era um jogador com coração e para corações - sempre o lembraremos como uma das pessoas muito especiais do esporte". O presidente do Bayern, Herbert Hainer, disse: "A morte de Uwe Seeler atinge profundamente a alma do futebol alemão. 'Uns Uwe' era um herói popular, não havia um torcedor na Alemanha que não o adorasse. Seeler moveu a nação - muito além o jogo."

O ex-diretor esportivo Rudi Völler, do Bayer Leverkusen, ficou consternado com a morte de Seeler. "Estou chocado. Meus pensamentos estão com sua família, a quem ofereço minhas mais profundas condolências", disse ele. "Uwe era uma pessoa maravilhosa, um dos maiores ídolos do esporte alemão nos deixou".

O ex-presidente da associação mundial, Sepp Blatter, escreveu no Twitter que Seeler também era seu ídolo. "O mundo lamenta a perda de um dos melhores centroavantes e de uma personalidade magnífica", escreveu o ex-técnico da FIFA de 86 anos. "Ele também era meu ídolo - do mesmo tamanho, da mesma idade. E um goleiro talentoso. Querido Uwe, você vive em nossos corações. Eu nunca vou te esquecer."