Texto por Colaborador: Redação 02/12/2023 - 12:34

O CEO do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, pediu uma reforma no VAR, pois acredita que isso tira as emoções espontâneas no futebol.

Os pedidos de mudanças no VAR estão crescendo, com muitas decisões polêmicas ocorrendo ao longo das partidas de futebol semana sim, semana não. Hans-Joachim Watzke pediu agora uma mudança na forma como o VAR é utilizado, pois acredita que o longo processo de tomada de decisão está a tirar todas as emoções dos adeptos do jogo.

Watzke, que é o CEO do Borussia Dortmund e também tem papéis influentes na DFL e na DFB, disse em entrevista a Ruhr Nachrichten que o assunto será discutido em uma reunião no próximo mês.

"O VAR mata emoções espontâneas, temos que resolver isso. Estar feliz ou irritado pela segunda vez depois de quatro minutos não é a abordagem certa. Temos que levar a sério quando as pessoas dizem: este não é mais o nosso futebol neste momento. Temos que mudar alguma coisa. Vamos convocar uma reunião com a DFL, idealmente em cooperação com a DFB, e buscar soluções."

Além do VAR, Watzke também mirou críticas à regra de mão e sua aplicação no futebol. O dirigente de 64 anos é da opinião de que há um grande problema na forma como a regra é interpretada.

"Não podemos acertar nacionalmente, não podemos acertar internacionalmente. As regras estão agora a ser interpretadas de forma muito diferente em cada estádio. Costumava ser tão simples: era sempre apenas uma questão de saber se era um toque de mão intencional ou não."

Houve uma série de penalidades polêmicas concedidas assim nesta temporada, especialmente na Champions League. Também foi um grande ponto de discussão no início desta semana, já que o Paris Saint-Germain foi premiado com um pênalti polêmico aos 98 minutos contra o Newcastle United, depois que a bola bateu no braço de Tino Livramento. O pênalti ajudou o PSG a salvar um ponto e negou ao Borussia Dortmund a chance de garantir o primeiro lugar em seu grupo da Liga dos Campeões. (Via BVB Buzz)