Texto por Colaborador: Redação 23/05/2023 - 02:23

Por muito tempo, o Borussia Dortmund se conteve deliberadamente com declarações públicas sobre suas próprias ambições de se tornar um campeão - até que o diretor-gerente do BVB, Hans-Joachim Watzke, fez um anúncio interno. Veio logo após o decepcionante desempenho contra o VfB Stuttgart (3:3).

O BVB vive uma temporada com altos e baixos, mas o grande destaque agora deve ser comemorado na última jornada da Bundesliga. Se o Borussia Dortmund vencer o jogo em casa contra o Mainz 05, o domínio de dez anos do Bayern no campeonato será finalmente quebrado. Se o Munique não conseguir vencer o jogo paralelo contra o Colônia, o preto e o amarelo também seriam os novos campeões.

Na 28ª rodada, poucas pessoas tinham esse cenário em mente em Dortmund, já que o BVB perdeu a vitória no VfB Stuttgart - apesar de uma vantagem de 2 a 0 e uma maioria de 50 minutos. Como o Bayern também falhou, o preto e o amarelo poderiam ter passado da tabela em meados de abril.

"Voltamos de Stuttgart e todos estavam muito tristes", lembrou o diretor Hans-Joachim Watzke à "Sky". Mas apesar da grande decepção, ele quis dar o exemplo depois do jogo.

"Então, na segunda-feira, na reunião de nossos diretores, disse aos meus colegas que seríamos campeões alemães. Eles estavam completamente exaustos. Nunca tinham ouvido nada parecido, mas por um lado tive a impressão de que precisava seguir em frente agora, e por outro lado eu acreditei, mas também acreditei muito", disse o cartola do BVB, que acrescentou um dia antes do final: "Ainda não chegamos lá, mas também não estava completamente errado".

Watzke ficaria feliz por Reus: "Um marco"

Se o Borussia Dortmund comemorar seu nono título de campeão na história do clube, o profissional de 63 anos ficaria particularmente feliz pelo capitão Marco Reus. O atacante voltou para a região do Ruhr no verão após a dupla vitória em 2012 e sempre teve o FC Bayern como campeão à sua frente desde então.

"Não há dúvida de que ele pode estabelecer um marco com isso", disse o diretor-gerente: "Mas, no final das contas, estou feliz por todos os jogadores. Tornar-se campeão alemão com o Borussia Dortmund é uma categoria diferente."