Texto por Colaborador: Redação 01/09/2025 - 10:50

Hans-Joachim Watzke deixou de lado o ceticismo em relação ao novo formato do Mundial de Clubes da Fifa e agora faz campanha para que o torneio seja realizado na Alemanha.

O porta-voz do comitê executivo e presidente do conselho de supervisão da Liga Alemã de Futebol (DFL) declarou ao Frankfurter Rundschau: “Sim, eu gostaria de fazer isso. Notei que todos fora dos principais países da Europa achavam que o torneio era bom.”

Watzke destacou ainda que o futebol deve ser visto em uma dimensão mais ampla: “O futebol não pertence apenas a nós, europeus.”

Na próxima quarta-feira, em Berlim, os 36 clubes da Bundesliga votarão pela recondução do dirigente de 66 anos aos cargos que ocupa na DFL por mais quatro anos.

Sobre os recursos vindos da Arábia Saudita, que ajudaram a cofinanciar a primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, Watzke avaliou que se trata apenas de um ponto de partida: “Era apenas um financiamento inicial.”

Ele também criticou a forma como esse tipo de investimento é tratado na Europa: “Estamos nos enganando: enquanto as grandes empresas do DAX gostarem de usar os sauditas para financiar aumentos de capital, não devemos falar sobre o mundo como ele é. Nossa indústria está muito feliz em receber o dinheiro dos Estados do Golfo.”

Tendo em vista a explosão dos custos salariais no futebol profissional, Watzke, que quer ser eleito presidente do Borussia Dortmund em novembro, se manifestou a favor de um limite máximo.

"Em última análise, um teto salarial será inevitável", disse o atual diretor administrativo do BVB, sem o qual "tudo ficará ainda mais fora de controle. Em algum momento, eles perceberão isso na Inglaterra também. Porque, até onde eu sei, quase nenhum clube lucra lá, apesar dos enormes orçamentos."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram