Texto por Colaborador: Redação 14/05/2023 - 00:00

O Borussia Dortmund deve realizar uma turnê nos EUA neste verão, com o clube já confirmado para enfrentar Manchester United e Chelsea ao longo de sua estadia no exterior.

O futebol sempre foi, em sua essência, o jogo do mundo. Com a globalização dos mercados financeiros, no entanto, esse termo ganhou um novo significado. Para clubes como o Borussia Dortmund, que há 20 anos não era uma commodity conhecida em lugares como os Estados Unidos, expandir sua marca internacionalmente assumiu uma quantidade substancial de significado. As turnês internacionais se tornaram um item básico para clubes como o Dortmund para ajudar a aumentar a base de fãs na esperança de aumentar o interesse no clube e na Bundesliga alemã como um todo. Até agora, suas turnês nos EUA renderam sucesso nesse sentido.

O BVB irá aos Estados Unidos para sua quarta turnê pelo país, com foco no centro-oeste e oeste dos Estados Unidos, de acordo com as informações que temos sobre os planos de Die Schwarzgelben até agora. Ruhr Nachrichten destacou o quão importante a turnê é para o Dortmund do ponto de vista financeiro, com quatro dos principais parceiros de negócios do clube (Coinbase, Workday, EA Sports, Topps) baseados no país. O clube também tem sua posição no mercado dos EUA através da escola de futebol Evonik, que tem 16 locais em que os jovens jogadores aprimoram suas habilidades.

Claro, grande parte do hype em torno do Borussia Dortmund também foi impulsionado por nomes como Christian Pulisic e agora Giovanni Reyna, o que certamente ajudou a manter a atenção dos torcedores norte-americanos no clube. O tempo de Reyna no clube foi mais impactante do que o de Pulisic até o momento, e após sua progressão no Dortmund, não é surpresa que sua presença tenha despertado mais interesse no clube do exterior. Isso tem sido lucrativo do ponto de vista da transmissão e do ponto de vista mercantilizante.

Quanto à receita adicional, a venda de ingressos para os jogos do Dortmund contra a oposição inglesa também se mostrou lucrativa, com 35.000 ingressos sendo feitos apenas na semana passada para os jogos em questão. É uma grande prova do crescimento do perfil do clube no exterior que eles conseguem atrair tais multidões em um país onde o futebol está longe de ser o esporte mais popular.

O Dortmund certamente se saiu bem no front internacional, e com o mercado e a exposição da marca do clube agora firmemente ultrapassando as fronteiras da Alemanha, só faz sentido para o clube continuar a aproveitar o momento e continuar a crescer sua posição em lugares como os Estados Unidos. Com a Copa do Mundo de 2026, que será organizada em conjunto por EUA, México e Canadá, a caminho, Dortmund só pode se beneficiar da exposição adicional à medida que o esporte cresce em popularidade como um todo nos EUA. (Via BVB Buzz)