O contrato do técnico do BVB, Marco Rose, começará oficialmente no dia 1º de julho. Já está claro: Haverá mudanças no Borussia Dortmund - aparentemente também no sistema.
Os profissionais do Borussia Dortmund estão atualmente se recuperando da temporada 2020/21 ou estão jogando suas seleções para o Campeonato da Europa, entre outras coisas. Mas o foco já está na nova temporada. Os planos de transferência estão parados no BVB, mas o novo técnico Marco Rose provavelmente já tem ideias precisas sobre como o preto e o amarelo devem jogar sob seu comando.
Ainda falta algum tempo até que a preparação do BVB comece no dia 1º de julho com campos de treinamento e jogos-teste. O novo treinador vai transmitir sua ideia de jogo aos profissionais por quase seis semanas e meia, antes que o primeiro jogo oficial esteja no programa com a primeira rodada da Copa DFB, entre os dias 6 e 9 de agosto.
Tendo em conta os numerosos jogadores nacionais, a preparação será um grande desafio para o novo treinador. Com Thorgan Hazard, Thomas Meunier, Axel Witsel, Jude Bellingham, Jadon Sancho, Raphael Guerreiro, Manuel Akanji, Mats Hummels, Emre Can e Thomas Delaney, dez jogadores estão representados no Campeonato Europeu e podem até chegar à final no dia 11. Apenas participando do campo de treinamento de 23 a 31 de julho.
Marco Rose deve, portanto, se preparar para o fato de que nem todos os jogadores estarão disponíveis em ótimas condições para o início da Bundesliga entre 13 e 15 de agosto. Mas, conforme relatado pelo Sport Bild, o treinador já deve ter uma ideia concreta do sistema em que o Borussia Dortmund poderá operar no futuro.
Na temporada 2020/21, o BVB começou com Lucien Favre em um sistema 3-4-2-1 com uma corrente defensiva de três vias, mas voltou depois de apenas alguns jogos para uma zaga e o 4-2-3- 1. O ex-treinador tentou várias vezes com uma série de três na defesa. O final da música é bem conhecido: os suíço teve que sair, Edin Terzic assumiu.
No final da temporada 2020/21, Edin Terzic alternou entre os sistemas 4-2-3-1 e 4-3-3, que são muito semelhantes em sua orientação básica. O sucesso deu-lhe razão: o BVB venceu todos os jogos da Bundesliga entre a 29ª e a 34ª rodada e também conseguiu a Copa Pokal contra o RB Leipzig.
Marco Rose provavelmente estará usando o mesmo sistema, mas está mudando algo
O novo treinador Marco Rose gostaria de manter este conceito de sucesso. Uma linha de três não deveria mais existir sob ele, a cadeia de quatro é mais promissora. A fim de aumentar a falta de amplitude na defesa central, Emre Can também poderia ser usado permanentemente na defesa, além de Mats Hummels, Manuel Akanji e o atualmente lesionado Dan-Axel Zagadou.
Mesmo sem Emre Can, o Borussia Dortmund ainda teria muitas opções no meio-campo com Axel Witsel, Jude Bellingham, Mahmoud Dahoud e Thomas Delaney e teoricamente Julian Brandt.
No entanto, Marco Rose pode ter outro plano com o internacional alemão de 35 convocações. Principalmente no sistema 4-2-3-1, deve colocar a opção de puxar o meio-campista central ofensivo para o topo para poder apoiar Erling Haaland no ataque. O treinador do RB Salzburg fez uma atuação semelhante com Munas Dabbur, que muitas vezes contou com o apoio de um meio-campista.
Para Julian Brandt, esta pode ser a chance de voltar à velha forma do BVB que o distinguiu em Leverkusen. Mas Giovanni Reyna também estaria predestinado para o papel. O jovem habilidoso poderia criar espaço para Erling Haaland e enviá-lo mais fundo.
Como um dos melhores jogadores da avaliação do meio-campo do BVB na temporada 2020/21, o capitão Marco Reus também seria um candidato a esta função.
O terceiro colocado na lista, que poderia esperar por mais missões, seria o jovem do BVB Youssoufa Moukoko, cujo sonho olímpico estourou. Em vez disso, ele estará de volta ao campo no início do treinamento, após se recuperar de uma lesão nos ligamentos.
A dupla vantagem com Erling Haaland e Youssoufa Moukoko já se provou quando o jovem de 16 anos substituiu Marco Reus em Friburgo e contra o Hertha BSC quando marcou. Como atacante treinado, o jovem ágil pode ser um elemento revigorante na ofensiva do BVB.
De qualquer forma, o novo treinador auri-negro terá muitas opções. Enquanto em outras partes da equipe os jogadores podem perder grande parte da preparação devido ao Euro, a ofensiva do Borussia Dortmund pode começar juntos mais cedo. Apenas Jadon Sancho, que ainda tem saída na sala, participa do Europeu pela Inglaterra.