Texto por Colaborador: 21/05/2022 -

Christoph Daum está preocupado com o futebol dos clubes alemães por causa das inúmeras mudanças de treinador, inclusive no BVB e no FC Schalke 04.

"Não acho que a alta rotatividade que temos na posição de treinador principal seja conveniente para o futebol alemão", disse o treinador de longa data da Bundesliga no evento de mídia "Bild100 Sport" em Berlim.

O técnico de 68 anos justificou sua opinião dizendo que essas mudanças sempre acarretam ajustes em muitas áreas.

"Para os jogadores, uma mudança de treinador sempre significa uma mudança no sistema de jogo, na abordagem, na gestão da equipe. Isso significa uma reorientação permanente, que sempre leva tempo", explicou Daum.

Na sexta-feira o Borussia Dortmund surpreendeu com o fim da cooperação com o técnico Marco Rose.

Anteriormente na Bundesliga, o VfL Wolfsburg havia se separado de Florian Kohfeldt, o TSG 1899 Hoffenheim com Sebastian Hoeneß, o FC Augsburg com Markus Weinzierl e o Borussia Mönchengladbach com Adi Hütter.

O também promovido FC Schalke 04 está à procura de um novo treinador após a saída do treinador interino Mike Büskens.

Christoph Daum vê "potencial de melhoria"

Na opinião de Daum, os clubes se concentram demais no compromisso de um técnico principal e negligenciam seus assistentes técnicos e assistentes.

"O que eu sempre ouço é que você contrata um treinador principal e a equipe, que consiste de duas, três, cinco pessoas, na verdade não é verificada", disse o ex-técnico do Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt e 1. FC Cologne.

É incrivelmente importante que você veja toda a equipe técnica e não ligue tudo ao treinador principal. "Certamente temos espaço para melhorias lá, no que diz respeito aos clubes, para que possamos focar na continuidade do futebol, que é muito importante lá", disse Daum.

Sport.de