Texto por Colaborador: Redação 12/10/2023 - 11:00

No que diz respeito a mais transparência nas provas de vídeo, pode haver uma inovação na atual temporada da Bundesliga. O que funciona no rúgbi e no hóquei também pode se tornar a norma no futebol no futuro: como consequência de falhas do VAR no Campeonato Inglês, há uma discussão no mais alto nível sobre transmitir as conversas entre o árbitro e seus assistentes de vídeo ao vivo em transmissões de TV e no estádio no futuro.

A International Football Association Board (IFAB) confirmou as opiniões do International Football Association Board (IFAB) sobre o levantamento da proibição, de acordo com o membro da IFAB Mark Bullingham, gerente geral da FA. "Acho que a transmissão ao vivo das conversas continuará sendo um problema no futuro", disse Bullingham ao Guardian: "A maior transparência também ilustraria melhor a dificuldade dos deveres da arbitragem".

No entanto, o dirigente da FA admitiu que as opiniões na IFAB estão divididas porque "alguns temem um novo problema para os árbitros". Bullingham não deu uma data para uma decisão da IFAB sobre o assunto. De acordo com informações do SID, isso não acontecerá em um futuro próximo.

Por outro lado, já pode haver uma novidade na Bundesliga nesta temporada. O departamento de arbitragem da Federação Alemã de Futebol (DFB) está trabalhando em um formato em que as conversas entre os árbitros e os árbitros assistentes de vídeo em caso de decisões polêmicas sejam publicadas e explicadas após uma rodada. Os planos correspondentes foram confirmados pela associação ao SID.

Como será exatamente o formato ainda está em aberto. Na Inglaterra (mensal) e na Itália (semanal), esses formatos já estão em vigor desde o início da temporada.

O motivo atual de reflexão sobre reformas é o recente jogo entre Tottenham e Liverpool (2-1), em que a desclassificação injustificada de um gol convidado por impedimento devido à falta de correção por parte da equipe do VAR causou repercussão internacional.

A associação inglesa de árbitros PGMOL publicou então as gravações áudio da comunicação entre os árbitros e falou de um erro do árbitro assistente de vídeo devido a uma "falta de concentração e perda de foco".

Para aumentar a transparência, a Fifa, entidade que rege o futebol mundial, recentemente teve decisões tomadas pelos respectivos árbitros por meio dos microfones dos estádios da Copa do Mundo Feminina na Austrália e na Nova Zelândia após provas em vídeo. Essa prática, conhecida da liga americana de futebol americano NFL, já havia sido testada no Mundial de Clubes e no Mundial Sub-20 masculino.

"Acho que a tentativa da Fifa de fazer com que os árbitros expliquem suas decisões aos espectadores no estádio após uma revisão também é um passo na direção certa", disse Bullingham.

A direção da arbitragem alemã tem opinião semelhante. Se a FIFA aprovasse este procedimento para as suas federações, a DFB estaria, em princípio, preparada para o implementar. No entanto, as cenas correspondentes - como na Copa do Mundo Feminina - também devem ser exibidas nas telas de vídeo nos estádios ao mesmo tempo.

Antes mesmo do início da temporada, o chefe de provas em vídeo, Jochen Drees, pediu que as cenas fossem mostradas nos cubos de vídeo nas arenas da Bundesliga: "Estou convencido de que a informação visual no estádio levaria os torcedores a serem capazes de entender melhor as decisões". (Via spox.com)