Texto por Colaborador: Redação 08/01/2024 - 12:00

De acordo com informações, Thomas Meunier, do Borussia Dortmund, está na lista dos holandeses do Feyenoord. O belga termina contrato no próximo verão.

Antes da atual pausa internacional e do final da primeira metade da temporada, o tempo de Meunier no Dortmund parecia ter acabado. Uma sequência de atuações ruins seguidas por uma longa suspensão por lesão fizeram com que Meunier jogasse muito pouco nas últimas duas temporadas. No total, antes da lesão de Julian Ryerson, que permitiu que Meunier voltasse ao time, o belga não jogava pelo time principal do Dortmund há um total de 416 dias.

O interesse do Feyenoord surge em um momento único para o Dortmund, que é muito leve em termos de laterais na atual conjuntura. A venda de Meunier os deixaria com pouquíssima cobertura à direita. O já citado Julian Ryerson ficará fora por algumas semanas ainda, o que deixa Marius Wolf e Mateu Morey como as únicas opções, a menos que vejamos Niklas Süle mudar para essa posição mais em tempo integral até que Ryerson retorne ou o Dortmund encontre uma solução mais a longo prazo. Wolf não conseguiu impressionar na lateral direita, enquanto Morey também está saindo de uma longa suspensão por lesão.

Morey recentemente impressionou contra o AZ Alkmaar no jogo-teste do Dortmund contra os holandeses em Marbella, ganhando elogios do técnico Edin Terzic. Ainda seria uma situação muito arriscada para o Dortmund contar apenas com Morey no flanco direito, considerando seu longo histórico de lesões. Por outro lado, a venda de Meunier é uma oportunidade para o Dortmund descarregar um de seus maiores ganhos e, possivelmente, receber uma taxa de transferência pelo jogador, que de outra forma sairá como agente livre no verão.

Meunier, segundo relatos, não quer ser visto como uma opção "emergencial", e a transferência pode lhe dar uma saída para um clube onde provavelmente jogaria mais minutos e possivelmente se colocaria na disputa por uma vaga na seleção da Bélgica para a Eurocopa. O desejo do jogador de sair, nesse contexto, é compreensível. Os salários extras economizados também podem permitir que o Dortmund busque mais reforços permanentes neste inverno.

No geral, dependendo de como for o mercado, a venda de Meunier pode ser um bom negócio para o clube, que pode buscar se reforçar nessa posição com um jogador que tenha futuro no clube. Meunier, se permanecer como opção de emergência, provavelmente ficará descontente e menos útil do que o Dortmund precisaria que ele fosse. (Via BVB Buzz)