Texto por Colaborador: Redação 14/07/2022 - 00:50

O Borussia Dortmund partirá para o tradicional campo de treinamento em Bad Ragaz (Suíça) na sexta-feira para dar os últimos retoques para o próximo início de temporada. Após a última temporada, o BVB tem um foco claro em desenvolver mais estabilidade na defensiva. Edin Terzic assumiu uma equipe que sofreu 52 gols só na Bundesliga.

Isso foi, por exemplo, apenas um a menos do que o rebaixado Arminia Bielefeld admitiu e, nesse aspecto, absolutamente indigno de um vice-campeão. A circunstância certamente também terá uma certa participação na licença do ex-técnico Marco Rose. A reação do BVB foi ainda mais longe, como se sabe, o clube investiu recursos em jogadores que deveriam fazer algo sobre o fato de tantos gols serem sofridos no futuro. Nico Schlotterbeck e Niklas Süle estão em demanda, assim como Salih Özcan. Jogadores "para quem o tema também é importante", conforme citado pelo kicker por Terzic.

Nova equipe, mas também nova consciência

É claro que uma defesa extremamente instável pode não apenas ser reforçada com novos funcionários, mas também requer uma maior conscientização do problema. "Nós, como equipe, somos conjuntamente responsáveis por sofrer menos gols", diz Terzic. Ao mesmo tempo, o técnico de 39 anos não acha tão fácil que apenas o trabalho defensivo precise ser melhorado. Em vez disso, a pedra angular para mais solidez no Borussia Dortmund está em sua própria posse de bola.

"Se tivermos que defender 80 ataques em um jogo..."

"Se tivermos que defender 80 ataques em um jogo, será difícil. É por isso que não podemos entregar as bolas com tanta facilidade", explica o treinador vencedor da Copa DFB de 2021. Um foco correspondente no treinamento para os pretos e amarelos portanto, não é surpreendente. Repetidamente, a equipe técnica permite que os profissionais trabalhem em exercícios de passe sob grande pressão do oponente e do tempo, por exemplo, com um número limitado de contatos de bola permitidos. Tendo como pano de fundo o idílio das montanhas suíças, a equipe continuará trabalhando no mantra de Terzic: "Queremos manter a bola limpa".

 

Via FN