Texto por Colaborador: Redação 20/01/2023 - 15:56

No domingo o Borussia Dortmund vai disputar o primeiro jogo competitivo do novo ano, o Augsburg será convidado no Signal Iduna Park. Para os profissionais do Borussia Dortmund, há 72 dias entre o último jogo do ano passado e o primeiro em 2023 – o BVB tem a pausa mais longa de todos os clubes da Bundesliga. O técnico do BVB, Edin Terzic, e sua equipe técnica usaram o tempo para abordar e impulsionar muitas coisas em Dortmund, Ásia e Marbella.

"Analisamos o que não se encaixava: o número de gols, o número de gols sofridos", disse Terzic. No início da temporada, sua equipe defendeu com compactação e cortou muitas das chances de gol do adversário pela raiz por conquistas de bola cedo. "Queríamos nos lembrar disso."

Ofensivamente, também, tratava-se de refrescar e ensaiar alguns padrões, tanto em chutes quanto em jogadas abertas. De acordo com seu treinador, os profissionais também têm praticado padrões. A pausa também significou que muitos jogadores voltaram de suas lesões. Sebastien Haller participou dos treinos da equipe e não só fez suas primeiras aparições pelas pretas e amarelas nos amistosos, mas também marcou seus primeiros gols pelo BVB. "Sebastien se apresentou muito bem. Vimos quanto perigo pode causar. Ele não precisou de muito tempo de partida para marcar um gol imediato. É isso que esperamos para o resto da temporada", diz Terzic, que também restringe: "O tempo de inatividade foi muito longo. Ele jogou seu último jogo competitivo pelo Ajax Amsterdam no final de maio. Se Haller joga desde o início, é substituído ou não usado, o treinador quer discutir com seu jogador em particular.

Mateu Morey definitivamente estará fora devido ao seu déficit de treinamento, bem como Thomas Meunier, que se machucou no campo de treinamento. O doente Emre Can não pôde participar plenamente de uma sessão de treinamento. Marco Reus estava doente e não participou nos treinos da equipa esta semana. "Também teremos que esperar e ver como Tony Modeste e Mo Dahoud estão se saindo depois de seu longo tempo de inatividade. Caso contrário, todos os meninos estão em forma, famintos e cheios de vontade para o jogo de domingo", diz Terzic.

Isso inclui Julian Ryerson, que veio para Dortmund do Union Berlin esta semana. "Estamos muito satisfeitos que Julian tenha escolhido o nosso caminho. Estamos observando ele há muito tempo e gostei da maneira como ele joga desde o início", disse Terzic sobre seu novo defensor. "Ele jogou tanto na direita quanto na esquerda na defesa. Da esquerda, ele pode puxar para dentro e se tornar perigoso com o pé direito à distância, pelo lado direito ele muitas vezes procura o caminho para a linha de base para jogar entradas afiadas. " Se Ryerson fará sua estreia pelo BVB contra o Augsburg ainda não se sabe.

O adversário, que é comandado pelo ex-técnico do Dortmund Sub-23 Enrico Maassen, também se tornou ativo no mercado de transferências. "Em termos de novas contratações, muita coisa aconteceu em Augsburg esta semana. Isso não facilita a nossa preparação", diz Terzic. FCA entra como tabela-14. no Signal Iduna Park e não vence em todas as competições há oito jogos. "No entanto, eles eram muito agressivos e sempre próximos. Foram muitos jogos próximos. Eles jogaram muito bem contra equipes fortes como Bayern, Leipzig e Leverkusen. É provavelmente assim que eles querem se apresentar aqui no domingo."

No penúltimo jogo da 16.ª rodada, a temporada competitiva também começa para o BVB, que depois tem a oportunidade de subir do sexto lugar da tabela. "Estamos felizes que finalmente está começando de novo. Não nos apetece mais olhar para a mesa assim. Temos que compensar muita coisa", disse Terzic. "Queremos implementar as coisas sobre as quais falamos e analisamos muito, e fazê-lo regularmente." (Via BVB)