Edin Terzic recentemente colocou o Borussia Dortmund de volta no caminho do sucesso. Depois de quatro vitórias consecutivas na Bundesliga, a classificação para a Champions League parece ser possível novamente, na DFB-Pokal a entrada para a final acena. Na sua primeira vez como treinador principal, o profissional de 38 anos se beneficiou, de sua experiência em Inglaterra. Como assistente de Slaven Bilic, o Sauerländer esteve ativo no West Ham United de 2015 a 2017. Além do trabalho sob o comando do ex-técnico da seleção croata, foram principalmente os encontros com colegas que trouxeram Terzic para a frente. "Sempre se diz que os treinadores na Inglaterra tomam uma taça de vinho juntos depois do jogo, mas isso é mais um jantar ao qual os assistentes também vão", disse ele à revista 11 Freunde . "E eu usei essas reuniões para fazer muitas anotações."
Afinal, Bilic, Terzic and Co. encontraram gigantes da indústria como Pep Guardiola, Jose Mourinho, Arsene Wenger ou Jürgen Klopp, que o técnico atual do BVB conhecia desde tempos comuns com os negros e amarelos. As notas se transformaram em um manual que agora é um recurso importante para o instrutor, que foi escalado para trabalhar como treinador assistente novamente no verão. "Muitas coisas que ainda me questionam foram esclarecidas há muito tempo por grandes treinadores", explica Terzic. "Eu pertenço à geração de copiar e colar e não tenho que repensar tudo, apenas montar as coisas para mim mesmo."
No Borussia Dortmund ele está acertando e já conseguiu o apoio da equipe quando o público ainda discutia principalmente as insuficiências e a falta de resultados.