Texto por Colaborador: Redação 21/06/2022 - 00:05

Certas tendências têm sido observadas repetidamente no mercado de treinadores alemão há anos. Por um tempo, os chamados treinadores de laptop se fizeram sentir, depois muitos 'graduados' da escola Red Bull estavam em demanda. Neste verão parece haver uma tendência de contratar treinadores com um passado na subestrutura do Borussia Dortmund.

O próprio BVB fez de Edin Terzic o sucessor de Marco Rose, enquanto o FC Augsburg trouxe Enrico Maaßen dos Sub-23, que já tinha treinado Daniel Farke, o novo treinador do Borussia Mönchengladbach. Do ponto de vista de Peter Neururer, no entanto, essas semelhanças no currículo são insignificantes. "Isso não tem nada a ver com o BVB. Sempre houve um novo e jovem treinador em algum lugar. Quanto melhor o clube está na tabela ou em desenvolvimento, mais treinadores são produzidos nas categorias de base", disse o treinador cult ao Sport1.

"BVB não é um centro de treinamento"

"Resta saber se os três treinadores são os novos salvadores do futebol", disse Neururer quase em tom de deboche. Basicamente, ele é cético, também porque geralmente há muita flutuação no mercado de coaching, o que ajuda os jovens treinadores a conseguir empregos rapidamente, mas também pode custar dinheiro rapidamente. Uma coisa é certa para Neururer: "O BVB não é uma fábrica de treinadores". Isso é diferente, por exemplo, com o rival local FC Schalke 04, que, em Norbert Elgert, tem "o treinador júnior de maior sucesso na Alemanha, talvez até na Europa".

Terzic? "Uma história muito diferente do que agora"

Afinal, Terzic já tem uma vitória na Copa da DFB em sua vita de treinador principal, embora Neururer não goste de comparar um tempo como técnico interino com um compromisso como chefe. "Ele assumiu uma equipe há um ano e meio com a qual já estava envolvido. Ele acabou de terminar algo lá. Foi uma história completamente diferente do que é agora."

Em relação a Maaßen e Farke, o comentarista em TV acredita que os recordes de desempenho necessários na Alemanha ainda estão pendentes. "Certamente é um sucesso subir para a 3ª divisão com o BVB II e manter a classe lá. Mas isso não tem nada a ver com futebol profissional." O próprio Neururer esteve ativo pela última vez como treinador principal do VfL Bochum em 2014.

Via Fussball News

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

174 pessoas já votaram