Texto por Colaborador: Redação 09/09/2024 - 00:30

O Borussia Dortmund viveu um verdadeiro festival de futebol na tarde de sábado. Muitos ex-companheiros retornaram ao Signal Iduna Park para o jogo de despedida de Jakub Błaszczykowski e Łukasz Piszczek, incluindo Jürgen Klopp e Mats Hummels.

Klopp, que esteve afastado do Dortmund de 2008 a 2015 e ingressou no Liverpool alguns meses após a sua demissão emocionada, já era evidente antes do início do jogo. O treinador da equipe de Błaszczykowski mostrou-se animado após o apito final e revelou um detalhe sobre o potencial futuro de Hummels.

O zagueiro não assinou novo contrato com o BVB no final da temporada passada e também se despediu dos seus companheiros de longa data à margem do jogo. Poucos dias antes, Hummels abriu um novo capítulo ao assinar seu contrato com a AS Roma.

Como Klopp indicou de acordo com o Ruhr Nachrichten, Hummels pode iniciar a carreira de treinador após a carreira. “Muitos daqueles daquela época estão se tornando treinadores”, disse Klopp e brincou: “A forma como explico é que eles trabalham comigo há muito tempo e pensam: 'Se ele consegue, eu consigo isso também. Não pode ser tão difícil se ele fez isso também.'”

Hummels passará “mais um ou dois anos, talvez mais três” em campo, disse Klopp, “e então provavelmente irá nessa direção, o zagueiro seguiria um caminho semelhante ao que Nuri Şahin assumiu”, no cargo de treinador principal do BVB aos 36 anos.

Klopp disse que o desenvolvimento de Sahin “não o surpreendeu em nada”. O ex-meio-campista “sempre esteve um pouco mais cedo que os outros” desde que estreou no jogo fora de casa do BVB contra o VfL Wolfsburg, em 6 de agosto de 2005, aos 16 anos e 335 dias, como o jogador mais jovem da história da Bundesliga.

Klopp pode já ter sabido com antecedência sobre a posse de Şahin . “Conversamos uns com os outros com relativa frequência”, diz o homem de 57 anos, que está lá para dar apoio. “Alguns treinadores de topo não duram muito e a próxima geração já está pronta. Fico feliz em fornecer conselhos e apoio e ajudarei sempre que puder. Mas não preciso me colocar no lugar deles.”

via FN