Niklas Süle esteve próximo da lista de dispensas do Borussia Dortmund, mas uma reviravolta recente recolocou o zagueiro nos planos do clube — e uma renovação contratual, antes improvável, agora é cogitada.
Há poucas semanas, o defensor de 29 anos era visto como um dos principais candidatos a sair na próxima janela. Com um dos maiores salários do elenco (cerca de €14 milhões anuais), e pouco aproveitado por Niko Kovac após uma lesão na sindesmose, Süle parecia cada vez mais distante dos planos do BVB.
No entanto, a ausência de Nico Schlotterbeck, que ficará fora até outubro devido a uma lesão no menisco, reabriu espaço para Süle. O zagueiro aproveitou a oportunidade: foi titular nos confrontos contra Bayern de Munique e Barcelona, com atuações seguras que chamaram a atenção da comissão técnica.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Barça, Süle destacou o espírito coletivo da equipe:
“Fazia tempo que eu não via um Borussia Dortmund se defender tanto e lutar com tanta entrega. Tenho muito orgulho desse grupo”, disse ao Prime Video.
De acordo com o jornal Bild, os dirigentes do clube agora consideram prorrogar o contrato do defensor, inicialmente válido até 2026. A proposta envolveria um novo vínculo com salário reduzido e metas de desempenho — sinal de que o clube vê no zagueiro um possível pilar no curto e médio prazo, principalmente com Schlotterbeck fora.
Outro fator que abriu espaço para Süle foi a ausência do capitão Emre Can, o que garantiu minutos importantes para o camisa 25 mostrar seu valor.
Apesar da mudança de cenário, nenhuma decisão sobre a renovação será tomada antes do verão europeu. Até lá, Süle segue com a missão de provar, dentro de campo, que pode voltar a ser peça-chave no Borussia Dortmund.