Texto por Colaborador: Redação 14/12/2022 - 00:00

Nos últimos anos, os torcedores do Borussia Dortmund não estão acostumados a ver seu próprio goleiro defender nos pênaltis. Antes do feito heróico de Gregor Kobel no jogo da Liga dos Campeões contra o Manchester City em outubro, houve apenas três pênaltis competitivos em dez anos que seus antecessores conseguiram manter. Roman Weidenfeller também não era conhecido como especialista.

O portal Transfermarkt registrou um recorde abaixo da média de nove defesas e 52 pênaltis ao longo de toda a carreira do jogador de 42 anos. Pelo menos Weidenfeller costumava escolher bons momentos para seus raros pênaltis defendidos. Por exemplo, ele salvou um try de Kevin-Prince Boateng nas quartas-de-final da categoria rainha contra Angel di Maria do Real Madrid em 2014 e cerca de meio ano antes em uma vitória no Revierderby contra o FC Schalke 04. Weidenfeller conseguiu a defesa de pênalti mais lendária em 11 de abril de 2012 contra Arjen Robben.

Na 30ª rodada, o líder Dortmund recebeu o FC Bayern, que teria ultrapassado o BVB com uma vitória fora de casa. Com o placar de 1 a 0 para os negros e amarelos, o Bayern recebeu um pênalti pouco antes do final, após Weidenfeller derrubar Arjen Robben. O mesmo duelo aconteceu a partir de onze metros. "Tínhamos estudado Arjen de antemão. Ele errou o pênalti anterior em seu lado forte, na direita do ponto de vista do goleiro. Tive a sensação de que ele mudaria de lado por causa disso", Weidenfeller relembrou o momento fatídico para o Ruhr Nachrichten. .

Aliás, Robben mirou no canto esquerdo visto do goleiro, onde Weidenfeller estava ali. "Foi uma sensação tremenda depois do pênalti, foi uma vitória caseira incrivelmente importante naquela época", disse o futuro campeão mundial em retrospecto. O BVB fez o 1 a 0 ao longo do tempo e, assim, conseguiu uma vantagem decisiva sobre o FC Bayern. Apenas dez dias depois, o Dortmund selou a defesa do título da Bundesliga com uma vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Mönchengladbach. O pênalti defendido contra Robben tornou-se uma cena icônica na memória coletiva de todos os torcedores alvinegros.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram