Texto por Colaborador: Redação 22/04/2024 - 16:00

Sébastien Haller, do Borussia Dortmund, foi nomeado para o "Comeback of the Year" na cerimónia do Laureus Award esta semana, com a nomeação do jogador da Costa do Marfim resultante da sua grande vitória sobre o cancer e de voltar a praticar o esporte que ama pelo BVB. A nomeação de Haller é um reconhecimento da luta que o jogador passou, e da perseverança geral e força que ele mostrou para voltar mais forte e desempenhar um papel importante tanto no clube quanto internacionalmente.

A coroação de Haller nos últimos meses foi marcar o gol da vitória da Costa do Marfim na final da AFCON, um ápice que realmente trouxe a recuperação de Haller completa e destacou o quão imensa foi sua conquista sobre o câncer e seu retorno ao esporte. Antes da cerimônia de premiação, Haller se sentou para falar sobre vários assuntos, incluindo seu futuro no final desta temporada.

Quando questionado sobre seu futuro, Haller foi intencionalmente vago, afirmando que não fazia sentido para ele dar uma resposta concreta, pois as coisas mudam muito rapidamente no futebol: "Tenho que conviver com os rumores [sobre uma possível despedida], mas honestamente: não me sei no momento como será meu futuro. Posso dizer hoje: vou ficar e algo vai acontecer amanhã, já passei por isso muitas vezes. Não coloco pressão em mim ou tenho pressa, meu objetivo agora é a semifinal com o BVB."

As atuações de Haller tanto pelo Dortmund nas últimas semanas quanto o já mencionado gol decisivo na AFCON podem sugerir o contrário, no entanto, com base na situação do atacante em Dortmund, resta saber quem será escolhido para liderar a fila na próxima temporada. No caso de Haller, se ele não for visto como o principal atacante, talvez seja melhor que ele siga em frente pelo bem de sua própria carreira, que é a perspectiva de onde seus comentários podem estar vindo.

Como Haller observa, no entanto, o foco agora está nas semifinais da Liga dos Campeões, uma posição em que Haller e o clube não esperavam se encontrar. Agora, porém, Haller pediu coesão e zero dúvidas para que possam fazer o seu melhor jogo para garantir a chegada à final:

"Ninguém esperava a gente nas semifinais, provavelmente nem nós mesmos (risos). Mas é por isso que amamos o futebol, sempre pode haver essas histórias. Podemos estar muito orgulhosos disso. Agora temos de continuar com aquilo que nos tem feito fortes nesta competição: coesão, espírito de equipa, atitude de topo. Não temos tempo para duvidar, mas queremos ir até o fim agora, esse é o nosso sonho. No campeonato, o 4.º lugar é o mínimo, porque a Liga dos Campeões tem de ser sempre o objetivo de um clube como o Dortmund."

Os objetivos de Haller refletem uma abordagem ousada; uma abordagem que ele próprio aplicou à sua própria recuperação e carreira a partir de então. Embora o jogador esteja afastado por lesão, ele fez sua parte contra o Atlético de Madrid para ajudar seus companheiros a passar pelo empate. Caberá aos seus companheiros fazer o resto, mas o espírito de luta de Haller certamente será uma fonte significativa de motivação para que eles tornem esses sonhos realidade, mesmo que ele mesmo não possa afetar os resultados em campo. (Via BVB Buzz)