Texto por Colaborador: Redação 01/11/2024 - 09:06

O Borussia Dortmund enfrenta uma fase complicada, e a posição do técnico Nuri Şahin está sob pressão. Após quatro derrotas nos últimos cinco jogos, incluindo uma eliminação dramática na prorrogação contra o Wolfsburg na Copa da Alemanha, a crise se instalou no clube. Esta semana será decisiva, com uma sequência de jogos importantes contra RB Leipzig, Sturm Graz e Mainz 05 antes da pausa internacional. Se a má fase continuar, o Dortmund pode optar por uma mudança de comando, apesar do apoio público ao técnico de 36 anos.

Nos últimos anos, o clube tem optado por sucessores naturais, evitando grandes buscas por técnicos. Şahin foi o substituto planejado para Edin Terzić, assim como Terzić substituiu Marco Rose e este havia sucedido Lucien Favre. Com Şahin na berlinda, especula-se que o Dortmund poderia buscar nomes como Roger Schmidt ou Erik ten Hag, mas é improvável que esses treinadores aceitem o cargo no meio da temporada, sem margem para reforços no elenco.

Em uma transição mais viável, o Dortmund pode promover o técnico dos Sub-19, Mike Tullberg, como interino. O dinamarquês tem obtido bons resultados nas categorias de base, é visto como um forte motivador e já esteve no radar de clubes como Eintracht Frankfurt e Nuremberg. Tullberg afirmou recentemente estar pronto para desafios maiores, e o diretor esportivo Lars Ricken, ex-chefe do departamento juvenil, pode ver nele uma solução temporária eficaz, caso Şahin saia.

Embora Şahin ainda tenha tempo para tentar mudar o rumo e afastar a discussão de um “plano B”, é provável que o clube esteja considerando cenários alternativos para lidar com uma possível saída do treinador.