Texto por Colaborador: Redação 23/06/2024 - 00:10

Para suceder oficialmente Edin Terzic como treinador do Borussia Dortmund, Nuri Sahin ainda não possui a licença de treinador necessária. O BVB agora mergulhou fundo em seu saco de truques para o curso de treinamento necessário.

Porque Sahin obterá a sua licença UEFA Pro como parte de um curso de formação no País de Gales e, assim, aproveitará uma lacuna nas regras da DFB. O “Ruhr Nachrichten” informa sobre isso.

Na Alemanha, um treinador deve ter trabalhado como titular de licença A durante dois anos para poder participar no curso correspondente. Para os galeses, porém, um ano é suficiente. A DFB reconhece agora plenamente a licença de treinador do País de Gales.

Todavia, o curso em Cardiff significa um estresse adicional para o treinador do BVB. O treinamento dura 15 meses completos. Sahin terá, portanto, que se deslocar regularmente entre a mesa técnica e a mesa escolar na próxima temporada.

Até ao momento, o jovem de 35 anos só tem a licença A como treinador. Por este motivo, não pôde ser oficialmente contratado como treinador durante o seu último cargo no Antalyaspor. Na Turquia, o ícone do BVB detinha o título de chefe da equipe.

Tal solução não é possível na Bundesliga. De acordo com as regras atuais, todos os treinadores da câmara alta alemã devem ter a licença mais elevada da UEFA - ou pelo menos ter iniciado o curso necessário.

De uma perspectiva puramente técnica, a licença de treinador galês também goza de excelente reputação. O curso da Federação de Futebol do País de Gales tem sido uma dica privilegiada entre ex-profissionais.

Antes de Sahin, grandes nomes como Patrick Vieira, Dietmar Hamann e Jens Lehmann fizeram os exames exigidos em Cardiff.

Lehmann enfatizou explicitamente as vantagens da abordagem do “Bild”. "Recebi conselhos de outros jogadores do Arsenal. Ao contrário da Alemanha, você tem que treinar um time lá durante o curso. Para mim foi um time juvenil do Arsenal. Vantagem: o que você aprende nos dias de curso em Cardiff, você pode fazer direto fora "A ligação entre teoria e prática ajuda muito", afirmou o antigo guarda-redes.

 

via sport.de