Texto por Colaborador: Redação 15/06/2024 - 00:45

Então Nuri Sahin. O profissional de longa data do BVB, que sempre teve a cidade e o clube no sangue, deve conduzir o Borussia Dortmund a um futuro de sucesso. Em sua primeira entrevista, o jovem de 35 anos dá uma dica do que é preciso.

259 jogos na Bundesliga pelo Dortmund e Bremen, incluindo 22 gols e 44 assistências: Nuri Sahin viveu o futebol sozinho na Alemanha e, como natural de Lüdenscheid, carrega profundamente o espírito do BVB.

Não é de admirar que o filho de pais turcos, que agora se tornou treinador dos aurinegros aos 35 anos, queira o seguinte: “Quero que o futebol que jogamos se adapte a esta cidade”.

No dia de sua nomeação oficial como novo técnico do BVB ( contrato até 30 de junho de 2027 ), Sahin, que já foi treinado nas categorias de base do BVB, explica com mais detalhes o que é preciso em sua primeira entrevista com o clube media: "Na maioria das vezes você consegue essa resposta: Queremos jogar futebol com posse de bola e dominar. É claro que isso também se aplica a nós. Queremos decidir em que direção o jogo vai." Para conseguir isso, o espírito de sucesso deve ser criado dia após dia no campo de treino no distrito de Brackel, em Dortmund: "Aqui temos que trabalhar, temos que sofrer, temos que rir e chorar aqui. Vamos colocar tudo na balança ."

Lesão em 2015 como guia

O novo homem sabe que a transição do profissional de longa data para o circo de treinadores, onde Sahin já ganhou as primeiras experiências como chefe da equipe do Antalyaspor, clube turco da primeira divisão (2021 a 2023) e desde 1º de janeiro de 2024 como acréscimo a comissão técnica do BVB não é um leme fácil da Vestefália. Apenas o título de técnico da Bundesliga de agora em diante "soa diferente, mas é bom. Estou muito feliz por poder me autodenominar técnico do Borussia Dortmund. Estar aqui significa muito para mim - apenas por causa da conexão para esta cidade, para este clube."

Mas como o incêndio começou? Quando exatamente em sua vida Sahin decidiu seguir a carreira de treinador? Ele próprio vê claramente 2015 como o ponto de partida porque esteve fora de ação como profissional do BVB por quase um ano inteiro desde o início de março - diagnóstico: irritação nos tendões. “Tenho evoluído nessa direção nos últimos anos e tentei investir tudo para chegar a este ponto. Hoje é o dia em que me foi dada esta grande oportunidade.”

A lesão naquela época foi “um momento de mudança de jogo” para ele pessoalmente, “onde realmente tive essa paixão, essa paixão de me tornar treinador. É claro que também me inspirei nos treinadores que já tinha naquela época, pensei: "Que eu voltaria a ter tanta paixão depois da minha carreira de jogador. Mas sou apaixonado por este trabalho e acordo todas as manhãs rindo porque sei que posso atuar como treinador."

Muito obrigado a Terzic

O jogador de longa data do BVB, mais tarde madrilenho (2011 a 2012), natural de Bremen e Antalyaspor, está extremamente grato ao seu antecessor Edin Terzic, que deixou o clube que amava por vontade própria e se despediu emocionado na quinta-feira.

"Edin e eu éramos uma equipe e sempre concordamos um com o outro. Tive muita liberdade nos últimos seis meses", disse o novo técnico do BVB sobre sua recente passagem pela comissão técnica com o ex-profissional Sven Bender e Assistente de Terzic, Sebastian Geppert. “Pude voltar a conhecer o meu clube e obter todos os insights. Edin abriu-me a porta e revelou-me todos os seus dados, todas as suas análises e treinos. Não quero perder estes seis meses."

via Kicker