Não é incomum que os jogadores que chegam à Bundesliga tenham um início difícil devido à natureza rápida e física pela qual a liga é conhecida. No caso de Donyell Malen, este início difícil somou 1 gol e 2 assistências em 17 partidas pelo BVB em todas as competições.
O início turbulento de Malen na Bundesliga talvez pudesse ser esquecido se a equipe não estivesse sem nomes como Erling Haaland e Reyna, entre vários outros; uma lista que poderia constituir um total de 11 lesionados. O fato é que as dificuldades de Malen impactaram diretamente a equipe e seus resultados. Com a perda de Haaland na frente, parte do ímpeto de ataque da equipe caiu diretamente sobre seus ombros já sobrecarregados.
Embora seja mais do que compreensível que o holandês ainda precise de algum tempo para se ajustar, os acontecimentos ao seu redor tornaram uma necessidade para que sua transição para atacante de qualidade na Bundesliga ocorra rapidamente. Além de Malen, as únicas outras opções do Dortmund são o jovem Youssoufa Moukoko e o atacante Sub-23 Steffen Tigges. Nenhuma dessas opções deve assumir o fardo de liderar o ataque do Dortmund enquanto Malen estiver disponível.
De acordo com Marco Rose, a mudança necessária para o sucesso de Malen está em sua mentalidade. O técnico do Borussia disse após o jogo com o Leipzig, afirmando que: “ Ele também precisa trabalhar em sua mentalidade. É importante que ele também coloque energia contra a bola para ganhar bolas e depois entrar em outras situações . ” ]
O Diretor Esportivo Michael Zorc também compartilhou este sentimento, mas também reafirmou que o clube continua apoiando Malen: “É óbvio que Donny ainda não está mostrando as coisas que esperávamos. Temos que trabalhar nisso com ele. Donny tem todas as habilidades - e nós temos paciência.”
Há uma crença firme nas fileiras da hierarquia do clube de que Malen pode produzir no nível que se espera dele, e não vejo por que não deveria ser assim. Ele já mostrou no passado, e mesmo em relances ao jogar pelo Dortmund, que é um atacante muito capaz e pode ser uma ameaça letal. Ele é o único, entre outros na equipe agora, que deve intensificar em meio à ausência de Haaland, e talvez isso diga mais sobre a atual forma do clube como um todo do que apenas a forma de Malen - é um clube que tem sido mais dependente do norueguês há algum tempo, e as rachaduras estão finalmente começando a aparecer. (Via BVB Buzz)