O Borussia Dortmund quer comemorar o final da semana com três pontos no jogo em casa contra o Union Berlin, neste domingo. Depois das vitórias sobre o Bayer Leverkusen e o Besiktas na Champions League, teria sido o momento adequado para Donyell Malen marcar seu primeiro gol pelo BVB. A nova contratação de 30 milhões de euros do Eindhoven fez justiça apenas parcialmente em suas sete partidas anteriores para o BVB. Até agora, falta uma participação de gol, por exemplo, e o treinador Marco Rose ainda não confia no holandês há mais de 90 minutos.
"Ele ainda precisa se acostumar com este nível superior", explicou o treinador nesta sexta-feira, na coletiva de imprensa. As palavras de Rose em relação ao comportamento defensivo de Malen são bastante notáveis. "Ele tem que melhorar sem a bola. Essa é uma exigência clara minha. Se ele quer se tornar titular desta equipe no longo prazo, tem que se desenvolver sem a bola", foi a exigência inequívoca de Rose.
Malen foi usado em um ataque de dois atacantes com Erling Haaland ou na ala esquerda, e deve melhorar acima de tudo na pressão e nos movimentos sem a bola.
Parece óbvio que o participante da Euro com as suas qualidades ofensivas não terá de esperar muito pela participação do primeiro gol. Rose também elogia Malen a esse respeito. "Ele teve uma situação cara-a-cara na ala em Istambul, onde de repente desapareceu completamente, não apenas cinco metros, mas dez", reconheceu o treinador.
Na verdade, os estatísticos registraram sete dribles bem-sucedidos de Malen em 70 minutos na noite de quarta-feira, que também poderia ter recebido sua primeira assistência se Haaland não tivesse perdido uma grande chance dentro da área.