Texto por Colaborador: Redação 12/12/2022 - 14:33

O meia-atacante Gio Reyna, do Borussia Dortmund, quase foi mandado para casa da Copa do Mundo de 2022 devido a uma alarmante falta de esforço nos treinamentos, está sendo relatado. Reyna foi surpreendentemente limitado a apenas 52 minutos de tempo de jogo na Copa do Mundo de 2022, já que a seleção masculina dos Estados Unidos foi eliminada nas oitavas de final.

Agora está sendo relatado que sua falta de minutos teve menos a ver com sua saúde ou condicionamento físico, e mais a ver com a falta de intensidade no treinamento. De acordo com o Athletic e a ESPN, Reyna mostrou uma alarmante falta de esforço nos treinamentos e isso causou frustração significativa dentro da equipe. O Athletic acrescenta que a situação se tornou insustentável e teve que ser abordada várias vezes, e o jogador de 20 anos também teve que se desculpar com seus companheiros de equipe por sua falta de esforço.

O técnico da USMNT, Gregg Berhalter, mencionou a situação durante um discurso na semana passada sem nomear o jogador. Ele acrescentou que a situação era tão ruim que eles quase decidiram mandar o jogador para casa. "Nesta última Copa do Mundo, tivemos um jogador que claramente não estava atendendo às expectativas dentro e fora de campo. Estávamos prontos para reservar uma passagem de avião para casa, era o quão extremo era. E o que aconteceu foi que vamos ter mais uma conversa com ele, e parte da conversa foi como vamos nos comportar daqui para frente."

"Mas a outra coisa que dissemos a ele foi: você terá que se desculpar com o grupo, mas terá que dizer por que está se desculpando."

"O que foi fantástico nessa coisa toda é que, depois que ele se desculpou, eles se levantaram um por um e disseram: 'Ouça, não foi bom o suficiente, você não atendeu às nossas expectativas de um companheiro de equipe e queremos ver a mudança'. Eles realmente se apropriaram desse processo. E daquele dia em diante não houve problemas com este jogador."

O agente de Reyna, Dan Segal, disse em um comunicado ao Athletic depois que a história foi divulgada: "Gio, obviamente, não teve a experiência que alguém esperava na Copa do Mundo. A situação, as relações e as interações entre as partes são muito mais complicadas do que o relatado."

"É decepcionante e desrespeitoso para certas partes estarem comentando sobre assuntos de equipes privadas publicamente, especialmente quando algumas o fazem sem pleno conhecimento dos fatos e outras o fazem de maneira egoísta." Reyna só apareceu em um dos três jogos dos Estados Unidos na fase de grupos da Copa do Mundo, entrando como substituta tardia contra a Inglaterra. Ele então entrou no intervalo no confronto das oitavas de final contra a Holanda, com seu time perdendo por 2 a 0, mas não foi capaz de ajudar a virar o jogo.

Após a eliminação da Copa do Mundo de 2022, Reyna retornou à Alemanha e participou do amistoso do Borussia Dortmund no meio da temporada contra o Rapid Bucareste no sábado. O meia-atacante marcou um gol impressionante da beira da área para ajudar os Pretos e Amarelos a vencer por 2 a 1 na partida de 60 minutos. (Via BVB Buzz)