Texto por Colaborador: Redação 23/09/2024 - 08:22

A sentença arbitral na disputa de leilão de bilhões de dólares entre a Liga Alemã de Futebol (DFL) e o DAZN é aguardada com grande entusiasmo.

A pressão está subindo entre os chefes da liga, os chefes das estações estão na linha dedicada a seus advogados - o fim ou ponto de virada na disputa de bilhões de dólares entre a Liga Alemã de Futebol (DFL) e o provedor de streaming DAZN está mantendo a Bundesliga em suspense.

Parece completamente aberto se a sentença arbitral esperada para terça-feira vai traçar uma linha sob a disputa do leilão de meses ou se o clinche será conduzido com bandagens ainda mais duras depois.

É exatamente por isso que o DAZN deixou todas as opções em aberto. "Não descartamos nada", disse Alice Mascia, chefe da Alemanha, pouco antes da decisão da Instituição Alemã de Arbitragem (DIS) no caso de uma decisão que o DAZN não goste.

Como pano de fundo ameaçador, uma saída das transmissões e uma ação judicial em um tribunal civil estão na sala.

"Neste caso, uma retirada total da Bundesliga também seria uma opção", disse Mascia à revista de negócios Capital sobre uma derrota legal depois de esgotar todos os recursos legais possíveis.

Por outro lado, a Alemanha é um mercado importante. Portanto, uma retirada "obviamente não é a opção pela qual estamos lutando".

Terça-feira mostrará como são as opções para todas as partes envolvidas. Em meados de abril, a DFL suspendeu o leilão de direitos de mídia em alemão para as quatro temporadas de 2025/26 a 2028/29 devido à disputa com o DAZN, que, como a Sky, ainda detém os direitos ao vivo até o final da temporada atual.

Especificamente, trata-se do pacote de direitos B, que inclui os jogos de sábado às 15h30, bem como os jogos individuais na sexta-feira à noite e o rebaixamento (um total de 196 jogos por temporada).

O provedor de streaming DAZN se sente discriminado porque sua oferta foi rejeitada, embora fosse "a mais atraente e convincente financeiramente". A oferta teria sido de 400 milhões de euros por temporada - ou seja, 1,6 bilhão de euros no total.

No entanto, a DFL não aceitou as garantias financeiras dadas pela DAZN. Portanto, diz-se que o pacote correspondente já foi para a Sky, apesar de uma oferta menor. O DAZN então chamou o tribunal arbitral.

A possível sentença arbitral tem um alcance enorme. Desde o reinício completo do leilão até a reavaliação das garantias financeiras e a confirmação da abordagem da DFL, tudo parece possível. Dependendo do slogan, os envolvidos (DAZN, DFL, Sky) podem se sentir compelidos a tomar outras medidas.

No entanto, o DFL é deliberadamente relaxado. "Era o objetivo e a esperança de todos ir à arbitragem agora? Não, certamente não", disse recentemente o diretor-gerente Steffen Merkel: "Mas eu mudaria a situação: também é um sinal da popularidade ininterrupta que os parceiros de mídia e as emissoras estejam lutando arduamente para ganhar o pacote, até mesmo para ir à arbitragem? Eu diria que você pode argumentar assim."

Você pode - mas não precisa. Afinal, o tempo está se esgotando com o objetivo de planejar a segurança para os 36 clubes profissionais. Os chefes do clube esperam o fim da disputa para que o leilão possa continuar. Afinal, as receitas de mídia são de longe a maior fonte de receita dos clubes.

O que sairá do leilão financeiramente está escrito nas estrelas. As receitas diminuíram em outros mercados europeus. A DFL quer evitar isso. Atualmente, os clubes recebem cerca de 1,1 mil milhões de euros por época – o que já corresponde a um menos anual de 100 milhões face ao ciclo anterior.

(Via Spox)