Watzke, Terzic, Kehl ou Sammer: Quem é o responsável pelas transferências do BVB? Impressionante: fatores internos estão saindo ao público.
Depois de atuações alarmantes nas três primeiras rodadas, o Borussia Dortmund tem muitas perguntas. Quem é o responsável por isso? É sobre relacionamentos e habilidades.
Quem está realmente no comando do BVB? A regra básica é: o Diretor Geral Hans-Joachim Watzke decide sozinho sobre questões de pessoal. Então, sobre contratações, vendas ou extensões de contrato. O cartola de 64 anos tem “potência quase total”, relata SportBild.
Watzke é considerado um grande apoiador de Edin Terzic. É por isso que o treinador do BVB também pode ter uma palavra a dizer nas transferências. Anthony Modeste, Salih Özcan e Felix Nmecha foram/são jogadores explícitos do Terzic. Ele também se manifestou a favor da prorrogação do contrato com o novo capitão Emre Can. E conseguiu o que queria.
Edin Terzic consegue o jogador dos seus sonhos - Sebastian Kehl não
O diretor esportivo Sebastian Kehl tinha planos completamente diferentes: ele queria vender Emre Can. E já havia negociado todas as coisas pessoais com o astro mexicano Edson Alvarez. Como Edin Terzic vetou, apesar do acordo com o jogador, não houve conversas com o Ajax.
Edin Terzic gosta de lutadores, Sebastian Kehl gosta de nomes mais talentosos tecnicamente. E Edin Terzic precisa cada vez mais de explicação: a sua ofensiva mental não teve sucesso até agora. E as deficiências lúdicas não foram sanadas.
Transferências BVB: Matthias Sammer é o "nobre olheiro"
Vantagem para Edin Terzic: Com seu amigo e técnico do Dortmund, Hans-Joachim Watzke, o carismático torcedor do BVB tem uma pedra no tabuleiro. “A este respeito, é óbvio que Watzke tentará lutar pelo futuro com o seu atual treinador até ao último minuto”, escreve o SportBild.
Além do trio Watzke, Terzic e Kehl, há outra cabeça no circuito dos elefantes de Dortmund. Foi anunciado recentemente que o consultor Matthias Sammer também tem palavra a dizer nas transferências do BVB.
Transferências do BVB: Qual o papel do olheiro-chefe Eduard Graf?
O homem de 56 anos atua, portanto, como uma espécie de “nobre olheiro”. Diz-se que ele receberá da direção do clube uma lista de potenciais novas contratações. Ele analisa de 15 a 20 jogos desses jogadores e depois dá sua avaliação aos chefes.
Interessante: o olheiro-chefe do BVB, Eduard Graf, e seu departamento de olheiros são bastante discretos nas reportagens públicas. O sucessor de Markus Pilawa e Sven Mislintat já esteve envolvido na contratação de Jadon Sancho, entre outras coisas. A discussão agora é quase exclusivamente sobre os patrões e menos sobre o scouting.
Também impressionante: as informações internas estão se tornando públicas com cada vez mais frequência. Isso geralmente pinta o quadro de uma atmosfera tensa no clube.
Nas suas declarações públicas, os dirigentes do BVB tentam representar a unidade. “Trabalhamos muito bem e juntos todos os dias”, disse Sebastian Kehl à DPA em agosto. “Sem atritos, sem opiniões divergentes, sem troca de argumentos, só surgem tapinhas nas costas e auto-adulação. Isso não seria um terreno fértil para o sucesso.”
Via Ruhr24