Texto por Colaborador: 14/12/2020 -

O tempo de Lucien Favre no comando do Dortmund é passado depois de uma desastrosa derrota por 5: 1 para o Stuttgart no sábado. Agora analisamos quatro possíveis substitutos para assumir o BVB.

Após a derrota do Dortmund por 5: 1 para o VFB Stuttgart, o tempo de Lucien Favre em Dortmund chegou ao fim. A gestão suíça no BVB foi uma mistura de futebol cintilante e resultados decepcionantes em grandes jogos. Em muitas ocasiões, os fãs do BVB poderiam sonhar com títulos para acompanhar o futebol atraente em Signal Iduna Park, no entanto, em todos os casos, o BVB voltou a desabar.

Derrotas decepcionantes na liga e saídas precoces na Liga dos Campeões significam que nas duas temporadas de Favre à frente do Die Schwarzgelben, o Dortmund não conseguiu erguer um troféu.

Vemos algumas aquisições possíveis para o clube, que seja capaz de proporcionar aos fãs um futebol de ataque emocionante dos últimos anos, ao mesmo tempo que seja capaz de levar a equipe de volta à luta pelo título tanto a nível nacional como europeu.

Jesse Marsch: sob contrato até 30/06/2022 no Red Bull Salzburg

O talento comandante do RB Salzburg não é apenas encontrado em campo, com o clube austríaco sempre tendo um dos melhores futuros treinadores do mundo na linha lateral. Este ano não é diferente, com o técnico americano Jesse Marsch comandando uma equipe jovem e empolgante que joga futebol de ataque sem restrições. Independentemente de enfrentar o campeão europeu Liverpool, ou o St.Pölten nas competições nacionais, o time de Jesse Marsch joga com o mesmo fervor, buscando comandar o jogo com a posse de bola e forçar o adversário a recuar.

Na defesa, Marsch nem sempre provou ser o mais bem-sucedido com a equipe do Salzburg, sofrendo 24 gols em 9 partidas nas duas últimas fases de grupos da Liga dos Campeões. Se Marsch é capaz de garantir uma unidade defensiva mais fechada, então ele seria o técnico perfeito para assumir o Dortmund. Se ele trouxer esse problema de Salzburgo, Marsch pode se deparar com muitos dos mesmos problemas que Favre encontrou em seu reinado.

Marsch também tem experiência na Bundesliga, trabalhando por uma temporada como assistente de Julian Nagelsmann na primeira temporada do técnico alemão em Leipzig. Nagelsmann é definitivamente alguém que o Dortmund adoraria ter em casa, mas parece impossível afastá-lo do projeto nascente em Leipzig. Assim, um treinador como Marsch trará muitas das filosofias aprendidas com Nagelsmann para o BVB, bem como seus próprios princípios e valores que ele consolidou em seu tempo na Áustria.

Embora não seja jovem como Nagelsmann, o próprio Jesse Marsch tem apenas 46 anos, o que significa que sua capacidade de aprender e crescer como treinador principal ainda é imensa. Freqüentemente, as críticas a Favre se voltavam à sua incapacidade de encontrar um plano B em grandes jogos, com o Dortmund continuando a passar por cima da área adversária sem encontrar uma saída. Através da escola RB que se adaptou e mudou imensamente nas últimas temporadas, Marsch será muito menos fundamentado em uma configuração tática e oferecerá flexibilidade em múltiplas opções de ataque que foram perdidas em Dortmund no reinado do técnico suíço.

Com Haaland, já vimos a impressionante transição do RB Salzburg para o BVB em campo, agora poderia caber a Jesse Marsch fazê-lo no banco de reservas. Desde que deixou o Red Bull New York em 2018, Marsch começou a fazer seu próprio nome, trabalhando nas sombras em Leipzig por um ano e, em seguida, assumindo Salzburg, mantendo os mesmos níveis de excelência que Marco Rose incutiu em sua gestão. Jesse Marsch estará procurando o próximo desafio como muitos de seus jogadores, e uma mudança para Dortmund pode fornecer a plataforma certa para isso.

Philippe Clement: Sob Contrato até 30/06/2022 no Club Brugge

Um dos mais brilhantes técnicos voando sob o radar agora, Phillipe Clement está agora em sua quarta temporada na primeira divisão belga, com dois títulos consecutivos em seu currículo. Tendo vencido de forma convincente a liga com o K.R.C Genk em 2019, Clement mais uma vez arrebatou a competição nacional na última temporada após ser contratado pelo Club Brugge, terminando a temporada encurtada com uma diferença de 15 pontos para o K.A.A Gent em segundo.

O Clement’s Brugge joga um jogo de ataque de alto ritmo, com base em atacantes rápidos e capitalizando momentos de transição. Particularmente no mercado interno, Clement encontrou um grande equilíbrio entre o estilo baseado na posse para desgastar os oponentes e movimentos rápidos e incisivos para destravar defesas desorganizadas quando a bola era ganha no alto do campo. Este estilo seria um bom augúrio para a equipe de Dortmund, onde o equilíbrio entre técnicos de meio-campo e avançados com visão de gol está perfeitamente definido para um treinador como Clemente.

Embora Clemente tenha princípios e métodos claros para o seu futebol, o ex-internacional belga é muito flexível do ponto de vista tático. Ao longo da temporada de 29 jogos, o Club Brügge alinhou em 8 formações diferentes. A incrível quantidade de flexibilidade é uma prova de Clemente, que estava disposto a abandonar uma configuração que funcionava bem anteriormente e mudar seus planos para anular a ameaça de uma oposição diferente.

Clement é um técnico relativamente inexperiente, principalmente nos palcos maiores. Esta pode ser a sua ruína, com uma estreia em Dortmund provavelmente um ou dois anos mais cedo para ele. No entanto, a temporada em que Clement continua a melhorar e Hans-Joachim Watzke vai olhar bem para a sua equipe, com Brügge e BVB atribuídos ao Grupo F da Liga dos Campeões desta temporada.

Mauricio Pochettino: Atualmente sem clube

Provavelmente a escolha dos sonhos de Dortmund, mas ao mesmo tempo a mais difícil de adquirir, as 6 temporadas de Mauricio Pochettino no Tottenham Hotspurs o colocaram na categoria de classe mundial quando se trata de talento gerencial atual.

Embora o número gritante de 0 troféus não seja um bom presságio para um time do BVB que precisa de conquistas, a gestão de Pochettino e a capacidade de tirar o melhor proveito dos jovens jogadores torna Dortmund a plataforma perfeita para o argentino fazer sua mágica. Gente como Heung-min Son, Dele Alli e Harry Kane se desenvolveram exponencialmente sob o mandato do argentino, florescendo em talentos de classe mundial nos últimos 6 anos. Com 11 jogadores com menos de 23 anos, incluindo mega talentos adolescentes como Gio Reyna e Jude Bellingham, Pochettino tem um grupo de talentos ainda melhor à sua disposição do que quando foi nomeado técnico do Spurs. Levando o Spurs da mediocridade do meio da tabala aos finalistas da Champions League, imagine o que Pochettino pode fazer com o jovem talento disponível em Dortmund.

Taticamente, Pochettino marcará muitas das caixas que Hans-Joachim Watzke terá. Pochettino tem uma filosofia futebolística construída em torno da posse de bola com um propósito, utilizando laterais rápidos e meio-campistas de caixa para colocar a bola para frente. Particularmente jogadores como Jude Bellingham e Axel Witsel iriam florescer sob Poch, assumindo um papel semelhante a Moussa Dembele, fornecendo o elemento de ligação entre a construção de jogo e ataques à baliza.

O grande problema para o Dortmund não é se eles querem Pochettino, mas se podem pegá-lo. Fortemente ligado ao Manchester United, Barcelona e PSG, o Dortmund pode parecer uma queda para o argentino. Além disso, Pochettino saberá que o BVB exigirá um projeto de longo prazo, com grande parte do talento ainda nos estágios iniciais de suas carreiras, necessitando de tempo para se desenvolver em desempenhos consistentes ao mais alto nível. Em última análise, a decisão caberá a Pochettino se o Dortmund vier chamar, no entanto, para os fãs do BVB, a nomeação de Pochettino deve ser o número 1 da lista.

Florian Kohfeldt: Sob Contrato até 30/06/2023 no Werder Bremen

A nomeação de Florian Kohfeldt em Dortmund provavelmente dividiria opiniões no Westfalenstadion. No entanto, aos 38 anos de idade, Kohfeldt ainda está na infância de sua carreira gerencial, com seu talento de lado já provando sua capacidade de se tornar um elemento permanente de longo prazo nas áreas técnicas de primeira divisão da Alemanha.

O desempenho terrível do Bremen na última temporada, que o viu evitar o rebaixamento por pouco depois de derrotar o Heidenheim em um playoff de ida e volta, é, sem dúvida, o elefante na sala (ou na tela do laptop). No entanto, o que não pode dar errado é seu desempenho um ano antes, que viu um time relativamente médio do Bremen perder por pouco a qualificação para a Liga Europa. Nesta temporada, Kohfeldt mais uma vez pareceu ter estabilizado o barco, com o Bremen confortavelmente sentado na 9ª, mesmo com a saída tardia do capitão Davy Klaasen. Se o Bremen continuar a ter boas atuações nesta temporada e puder colocar o pesadelo da última temporada firmemente no passado, então as chances de Kohfeldt de dar um passo à frente no final da temporada parecerão muito mais prováveis.

No melhor do Bremen, Kohfeldt foi capaz de mostrar seu know-how tático, tirando o melhor proveito de Max Kruse e Milot Rashica por meio de um jogo de combinação rápido que fez o Bremen avançar. Uma crise de lesões ao longo da última temporada estreitou as ferramentas à disposição de Kohfeldt, no entanto, a temporada anterior ao Bremen foi muito flexível, lançando um diamante no meio-campo, um três na defesa e um tradicional 433. Esta será uma característica chave para trazer para Dortmund , com o plantel do Die Schwarz-Gelben composto por jogadores capazes de se destacar em várias posições e configurações táticas.

A temporada passada não correu bem, isso está claro, no entanto, o que devemos dizer é que, no final das contas, Kohfeldt colocou o seu lado fora da linha. Em uma situação em que muitos outros terinadores teriam cedido à pressão, Kohfeldt permaneceu confiante ao seu time. Mesmo quando o futebol em campo era desastrosamente ruim, ele nunca evitou a pressão ou desistiu do seu time. Com apenas 38 anos, Kohfeldt já passou por algumas das partes mais difíceis de administrar na Bundesliga e superou a situação. Se isso não é uma conquista, o que é?

Fonte: bulinews

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram