Texto por Colaborador: Redação 12/10/2025 - 02:00

O ex-astro do BVB Pierre-Emerick Aubameyang viveu na sexta-feira (10 de outubro) uma noite absurda. Ele foi o protagonista absoluto no jogo das Eliminatórias da Copa de seu país. Foram quatro gols, uma expulsão e a classificação direta para a Copa do Mundo ainda ao alcance. O ex-jogador do BVB protagonizou uma noite de Seleção completamente maluca. Mas vamos por partes.

Aubameyang enfrentou a Zâmbia com o Gabão, fora de casa, pelas Eliminatórias. O ex-Dortmund colocou sua equipe na frente logo cedo. Pouco tempo depois, porém, veio o empate.

Aos 42 minutos, Aubameyang marcou o gol do 2 a 1. Novamente, a alegria durou pouco, pois praticamente no apito do intervalo a Zâmbia empatou outra vez. Após o recomeço, os donos da casa até conseguiram virar o placar.

Aubameyang então engrenou de vez e reverteu a partida com mais dois gols (aos 62 e 78 minutos), devolvendo a vantagem ao Gabão. O placar de 4 a 3 permaneceu até o apito final. Até lá, porém, o atacante ainda chamou a atenção mais uma vez.

Aubameyang mantém Gabão na briga pela Copa

O  ex-jogador do BVB, que atualmente tem 36 anos, recebeu o segundo cartão amarelo aos 85 minutos e teve que deixar o campo prematuramente. A primeira advertência veio depois que ele marcou o 3 a 2 e, na comemoração, chutou a bandeirinha de escanteio. Uma noite absolutamente peculiar, portanto, para Aubameyang, que atualmente defende o Olympique de Marselha.

O lado amargo: ele ficará de fora do decisivo último jogo das Eliminatórias contra o Burundi, na terça-feira. O Gabão precisa obrigatoriamente vencer para manter viva a chance de classificação direta à Copa. Simultaneamente, a Costa do Marfim não pode vencer o atual terceiro colocado, o Quênia.

Ex-astro do BVB pode fazer história com o Gabão

Mas mesmo que ao final reste apenas a segunda colocação, Aubameyang e sua equipe ainda teriam chance de embarcar no trem da Copa. Os quatro melhores segundos colocados avançam para uma segunda fase de classificação.

Essas quatro nações disputam em novembro, em sistema eliminatório, uma vaga no torneio de repescagem da Copa em março do próximo ano. Lá, seis seleções no total (duas africanas, duas norte-americanas, uma asiática e uma da Oceania) brigam por duas vagas remanescentes para a fase final nos Estados Unidos.

De qualquer forma: se o Gabão conseguir a classificação, será histórico. Seria a primeira participação do país da África Ocidental em uma Copa do Mundo.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram