Reprodução / Stadium AtmosphereA polêmica contratação do jogador nacional Felix Nmecha continua a causar inquietação no Borussia Dortmund. Perto do jogo de abertura da Bundesliga contra o Colônia, aparentemente ocorreram ataques violentos entre torcedores do BVB por causa de cartazes críticos à nova contratação.
O grupo ballspiel.vereint, uma iniciativa dos torcedores do BVB contra a discriminação, informou sobre isso em um artigo no fanzine "schwatzgelb.de".
Por ocasião do jogo contra o Colônia, o grupo pendurou uma grande faixa com os dizeres "Juntos contra a homofobia" na arquibancada oeste do Signal Iduna Park, entre as camadas superior e inferior.
Este foi "parcialmente destruído e danificado" antes do início do jogo, segundo torcedores do BVB. “O serviço de segurança evitou que o pior acontecesse – estamos aguardando ansiosamente se haverá mais consequências para os perpetradores. Conseguimos reparar os danos e pendurar novamente a faixa, para que desse uma boa imagem até ao pontapé de saída e um sinal claro foi enviado."
Para o segundo jogo, foi planeada uma campanha de banners na arquibancada sul em conjunto com outros grupos de solidariedade e pessoas afetadas. Isto deveria “chamar a atenção para as queixas e dar outro sinal contra a hostilidade queer”. Entre outras coisas, queriam chamar a atenção para o código básico de valores do BVB.
Depois, segundo o comunicado, cenas assustadoras aconteceram na “Parede Amarela”.
“O ódio de alguns é obviamente tão profundo que se sentiram compelidos a destruir bandeiras e até a tornarem-se violentos”, escreveu ballspiel.vereint e classificaram isto como uma “escalada flagrante”.
“Temos relatos de que pessoas que queriam mostrar solidariedade com a ação foram atacadas massivamente, verbal e fisicamente”, dizia o post.
O ballspiel.vereint dirigiu-se ao BVB e aos seus apoiantes neste contexto: "Apelamos ao clube para ouvir as pessoas afetadas, para levar a sério as suas preocupações e medos e para apoiar tais ações a 100 por cento. Exigimos que as pessoas que não aderem ao código básico de valores não pisará mais no Westfalenstadion. Apelamos aos outros para que demonstrem solidariedade e mostrem uma clara vantagem contra o comportamento desumano."
Nmecha mudou do VfL Wolfsburg para o BVB por 30 milhões de euros antes da temporada. A transferência foi e é altamente polêmica porque o jovem de 22 anos já havia compartilhado diversas vezes conteúdo anti-queer nas redes sociais.
Mas ele mesmo nega tal atitude. "Eu amo a todos. Não discrimino. Espero que os torcedores me dêem a chance de me conhecer e ver que sou uma ótima pessoa", disse ele em entrevista à mídia do clube.
Via Sportde
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea
04/12
09:03
Direção do BVB pressiona elenco por desempenho máximo após eliminação na Copa
04/12
08:49
NBA planeja liga europeia e BVB aparece entre os clubes interessados
04/12
05:00
Jovem brasileiro desperta interesse do Dortmund, mas concorrência é acirrada
04/12
04:00
Dortmund na disputa: gigantes europeus cercam joia de 19 anos do Colônia
04/12
03:00
Sammer revela qual ídolo do título de 2002 gostaria de ter no Dortmund hoje
03/12
11:40
BVB anuncia renovação: Alexander Meyer assina até 2027
03/12
11:00
Interessado recua e BVB vê chance maior de permanência de Schlotterbeck
03/12
10:30
BVB toma decisão sobre Fábio Silva na janela de inverno, diz Sport Bild
03/12
09:25
Torcedores do BVB usam carta gigante para protestar contra medidas de segurança reforçadas