Texto por Colaborador: Redação 02/12/2022 - 14:22

O capitão do Borussia Dortmund, Marco Reus, pode ter tido que ficar de fora da Copa do Mundo devido a lesão, mas o outro lado dessa moeda é que o jogador de 33 anos estará descansado e ansioso para ir para o BVB quando a temporada 2022/23 da Bundesliga recomeçar. E rapaz,o Dortmund sentiu falta dele. Quem não gostaria? Afinal, este é um jogador com 156 gols em 368 partidas na Bundesliga, cuja mera visão do nome na folha de equipe pode fazer com que os jogadores adversários gemam cansadamente.

Mas o que é exatamente que o Dortmund perdeu desde que Reus lesionou os ligamentos do tornozelo navitória do Revierderby sobre o Schalke em 17 de setembro? Bem, para começar, ele é apenas um jogador de futebol muito bom. Ele é o tipo de atacante que pode fazer a diferença em jogos apertados - e jogadores como esse são escassos no mais alto nível.

Tanto que ele chegou a fazer duas aparições subsequentes na Bundesliga como substituto, uma em outubro e outra em novembro, em uma tentativa de retornar e estar apto para a Copa do Mundo. Ele admitiu recentemente que talvez tenha tentado fazer seu retorno "cedo demais", mas é revelador que o Dortmund também considerou um risco que vale a pena correr para tê-lo de volta à ação. Além disso, Reus é o capitão da equipe, seu líder dentro e fora de campo. Embora o futebol seja um jogo de equipe, alguns jogadores são mais importantes do que outros – incluindo Reus. Um herói da cidade natal jogando por seu clube de infância, ele é o ponto focal preto e amarelo para os fãs e companheiros de equipe. Isso tem um significado ainda maior em um time como o do Dortmund, dada a juventude e a relativa inexperiência de grande parte do setor ofensivo, incluindo Gio Reyna, Jude Bellingham, Karim Adeyemi, Youssoufa Moukoko e Jamie Bynoe-Gittens. Esse quinteto é excepcionalmente talentoso e já é peça-chave para o lado, mas ainda precisa de orientação de cabeças mais velhas e sábias.

Além de Julian Brandt e Thorgan Hazard, estão envolvidos na Copa do Mundo no Catar, o que significa que Reus, Anthony Modeste e Donyell Malen são os únicos atacantes do BVB que terão pernas frescas na segunda metade da temporada. Com pelo menos 22 jogos competitivos no calendário antes do fim da temporada, isso pode muito bem render dividendos. No entanto, por mais importantes que sejam todas essas qualidades, elas são intangíveis, inquantificáveis. O futebol, para o bem ou para o mal, é um jogo onde os números e as estatísticas do jogo são a moeda predominante. Reus também tem algum dinheiro sério no banco a este respeito. Como disseo treinador Edin Terzic: "Ele é excelente. Ele é tudo o que poderíamos querer em um capitão." Em 639 minutos da Bundesliga em campo no que tem sido uma temporada de stop-start para Reus, ele registrou dois gols, duas assistências e completou 80% de seus passes - uma cota incrível para um atacante que muitas vezes joga arriscado, sondando bolas finais. Ele também tem um gol e uma assistência em duas partidas da Champions League.

E embora o Dortmund tenha uma média de pontos por jogo com ele do que sem ele na liga em 2022/23 (1,67), a diferença no número de gols marcados é significativa. Com Reus em campo, o BVB tem balançado as redes a cada 45 minutos, em média, nesta temporada, sofrendo apenas um por jogo. Sem ele, eles marcam a cada 65 minutos, sofrendo uma média de dois por jogo. Em outras palavras, eles ganham por 2 a 1 quando ele joga e perdem por 2 a 1 quando ele não joga. Em termos de impacto, isso é sísmico. Tal é a sua importância para a equipa que até acompanhou a equipa naviagem ao Sudeste Asiático este mês, apesar de ainda não estar pronto para jogar em nenhum amistosos.

"Tivemos muitas conversas sobre isso e pesamos as coisas", disse Reus ao Bild. "Em termos de marketing, a viagem é incrivelmente importante para o clube e, como capitão, obviamente quero estar lá e ajudar pessoalmente."

Tê-lo a fazer o mesmo em campo em 2023 – a começar pelo jogo da 16.ª rodada em casa com o Augsburg, a 22 de janeiro – ainda pode vir a ter um significado ainda maior. (Via Bundesliga.com)