A DFB anunciou uma nomeação de arbitragem altamente explosiva na segunda-feira: Sascha Stegemann arbitrará a abertura da segunda metade da temporada entre Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen nesta sexta-feira - e, portanto, pela primeira vez em quase dois anos uma partida com a participação do BVB.
A última vez que Stegemann apitou um jogo do Dortmund foi em abril de 2023, quando o homem de 40 anos negou ao BVB um pênalti claro contra o Bochum depois que Danilo Soares cometeu falta em Karim Adeyemi. Na emocionante final do campeonato, o Dortmund não passou de um empate em 1 a 1, e o Bayern acabou conquistando o título.
"As coisas não estavam certas hoje", reclamou o diretor esportivo Sebastian Kehl na época, chamando o comportamento de Stegemann de "negligente, covarde e completamente errado". Stegemann foi exposto a hostilidades desagradáveis nas redes sociais e até recebeu ameaças de morte.
Aliás, a DFB admitiu mais tarde que a penalidade negada foi uma decisão errada. "O zagueiro pula de lado por trás com os dois pés em um duelo pela bola. Ele não joga a bola, mas atinge o adversário e o derruba. Isso é uma falta e, portanto, um pênalti, como as imagens da TV também provam", disse o diretor esportivo da DFB Schiri GmbH.