Texto por Colaborador: 12/05/2022 -

Há exatos dez anos, o Borussia Dortmund comemorou a primeira e até agora única dobradinha da Bundesliga e da Copa da Alemanha na história do clube com uma vitória furiosa por 5 a 2 sobre o Bayern no Estádio Olímpico de Berlim. Muitos especialistas veem neste jogo uma das principais razões para o domínio atual do Munique, que havia sido humilhado pelo BVB.

Lukasz Piszczek ainda se lembra muito bem da temporada. Do ponto de vista do polo, "a coesão que já havia se desenvolvido a partir de 2010" foi decisiva para os títulos do time Preto e Amarelo, como explica ao Ruhr Nachrichten. Era um elenco homogêneo com muitos profissionais que tinham a mesma idade e já haviam conquistado o título do campeonato em 2011. "Éramos uma equipe jovem e faminta com o treinador certo. Em algum momento do segundo campeonato, chegou a hora em que Jürgen Klopp não precisava mais fazer muito", lembra Piszczek.

O treinador bem-sucedido "castigou" a equipe, diz o lateral-direito, e claro também fez a atitude tática certa. "Mas o resto veio quase sozinho", diz Piszczek. Um segundo tempo excelente, com 15 vitórias em 17 jogos, finalmente trouxe ao Dortmund o novo título do campeonato completamente merecido.

Na final da Pokal contra o Bayern, no entanto, as cartas foram reembaralhadas. "Sabíamos que eles seriam muito agressivos, que tinham perdido o campeonato e queriam muito ganhar a taça. E o jogo foi muito equilibrado."

Shinji Kagawa tinha dado a BVB uma vantagem inicial, com Arjen Robben empatando a partir da marca do pênalti. "Então Mats Hummels faz 2-1, Robert Lewandowski 3-1. Eles não apagaram o golpe duplo pouco antes do intervalo", lembra Piszczek. Seu compatriota Lewandowski tornou-se o fiador do título com um pacote de três. Pela segunda vez consecutiva, o clube conseguiu fazer uma marcha triunfal pelo Dortmund e celebrar o contato com os torcedores. "A cidade inteira estava de pé. Sabíamos disso desde o ano passado, mas foi incrível. Dava para sentir a fome dos torcedores e da cidade pelo sucesso", diz Piszczek.

Tal festa caiu na água em 2021 por causa de Corona, quando o veterano se despediu do Dortmund com mais uma vitória na Copa. (Via Fussbal.news)