Mesmo que Lukasz Piszczek tenha deixado o Borussia Dortmund no verão passado, ele permanecerá para sempre no coração dos fãs como o favorito do público e lenda do BVB. O polonês tem apreço pelo técnico Lucien Favre e agradeceu por um fato acontecido durante sua passagem pelo Westfalenstadion.
Como o jogador de 36 anos revelou no podcast "kicker encontra DAZN", a sua mudança para zagueiro foi um passo importante em sua vida futebolística. "A mudança de posição salvou a minha carreira. Se tivesse continuado como avançado, provavelmente teria regressado à Polónia dez anos antes. Foi um golpe directo".
Essa mudança surgiu em Berlim, onde Piszczek foi contratado como atacante pelo Hertha. Foi então o treinador Favre quem o colocou na parte defensiva. "Eu realmente não queria isso no início. Fizemos um jogo de teste contra um time da sétima ou oitava liga e antes do jogo dizia no quadro que eu deveria jogar na lateral direita. Fui ao treinador e perguntei se eu fosse é um erro ", disse" Piszczu ", descrevendo sua reação na época.
Como estava indo muito bem na nova posição, Favre se manteve firme. Mesmo depois Piszczek ainda acreditava: "Tudo bem, mas na próxima temporada estarei na frente novamente." O resto da história é conhecido. Em 2010 mudou-se para o BVB, onde ficou onze anos e conquistou diversos títulos. Piszczek está agora a terminar a sua carreira no clube da sua casa, o LKS Goczalkowice-Zdroj: "Jogo por diversão, terminei a minha carreira em Dortmund".