Devido às consequências da pandemia de corona, o Borussia Dortmund reportou nesta segunda-feira um prejuízo de 26,3 milhões de euros no primeiro semestre do exercício de 2020/21. O clube havia tido um pequen o superavit de mais de três milhões de euros no mesmo período do ano anterior.
As vendas totais caíram de 236,6 para 177,4 milhões de euros no mesmo período. Em seu anúncio na bolsa de valores, o BVB justificou a queda nas vendas principalmente pela falta de receita do torcedor. Isso perfaz cerca de 22 milhões.
Além disso, houve quedas no marketing de TV e na receita de operações de estádios, como catering e conferências. Na crise da pandemia, o BVB conseguiu reduzir os custos com pessoal em 9,2 para 111,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano. No relatório anual do ano passado (déficit: 45 milhões de euros), o BVB calculou uma perda total de 70 a 75 milhões de euros para 2020/21 - mas ainda com os 20 por cento planejados da renda do torcedor para a temporada atual.
As ações da associação, que está listada no SDax, perderam mais de três por cento em valor no início da tarde de segunda-feira e foram listadas no pregão eletrônico (Xetra) a 5,15 euros. O clube havia perdido quase 15% de seu valor desde novembro devido aos maus resultados na Bundesliga.