O Borussia Dortmund despediu-se do intervalo internacional com duas derrotas. De acordo com Sebastian Kehl, as próximas semanas já vão determinar o sucesso da temporada. O BVB sofreu dois contratempos em poucos dias. Devido à derrota de 3 a 1 para o Ajax na Liga dos Campeões, o BVB não pode se permitir ser derrotado em duelo direto com o Sporting no dia 24 de novembro para preservar a chance de chegar às oitavas de final.
Poucos dias depois do jogo com o Ajax, a desvantagem com o Bayern cresceu para quatro pontos na Bundesliga, com o RB Leipzig vencendo o jogo pela décima primeira rodada por 2-1 frente ao BVB.
Enquanto contra o Ajax a expulsão de Hummels foi citada como o principal motivo da derrota, o Borussia teve um dia para esquecer em Leipzig. "Foi uma derrota merecida. Leipzig esteve mais presente e mais aderente desde o primeiro momento. Não encontramos o nosso jogo e, no geral, tivemos uma taxa de erros muito alta, que temos que reduzir rapidamente", disse Sebastian Kehl ao Ruhr Nachrichten e enfatizou: "Muitos erros eram inexplicáveis. Não tínhamos calma, nenhuma clareza."
Com o segundo lugar na tabela, o BVB segue em frente na liga, mas a equipe de Marco Rose dificilmente pode perder mais pontos. As vitórias são obrigatórias contra o Stuttgart, o Bochum, o Greuther Fürth e o Hertha, e coisas contáveis também devem sair contra o Wolfsburg e o Bayern - e depois há os duelos da Champions League contra o Sporting e o Besiktas.
"Ainda temos uma fase decisiva pela frente com jogos importantes na Champions League e na Bundesliga, que temos de moldar com sucesso para não perder de vista os nossos objetivos para a temporada", exigiu Kehl, que reagiu durante e após o pausa internacional "Todos temos o desafio de voltar a aguçar os nossos sentidos."