Texto por Colaborador: Redação 12/08/2024 - 10:03

Niklas Süle falou impiedosamente honestamente sobre seus problemas de peso, que lhe custaram seu lugar regular no Borussia Dortmund na temporada passada e um lugar na seleção nacional no Campeonato Europeu em casa.

"Esse foi provavelmente o verão mais intenso da minha vida", disse Süle em entrevista ao Sport1 sobre a pausa após a temporada, na qual perdeu oito quilos sem mais delongas. "Mas também era urgentemente necessário, depois de um ano com o qual eu pessoalmente não pude estar satisfeito, no qual fiquei muito aquém das minhas expectativas", acrescentou.

Por seu status perdido no Borussia Dortmund e na equipe da Alemanha, ele "calçou o sapato sozinho", explicou Süle e enfatizou: "Eu não merecia ser indicado para o Campeonato Europeu por Julian Nagelsmann. A decisão é completamente compreensível e não há nada de errado com isso."

No entanto, ele assistiu aos jogos da Alemanha. "Eu sofri com os meninos e torci enquanto estava na sala de musculação e me torturei. Claro, você pensa: 'Merda, cara, nos últimos anos você sempre fez parte da equipe. E agora eles podem jogar futebol e você está basicamente morando na sala de musculação.'"

Süle justificou o enorme ganho de peso dizendo que "simplesmente não conseguia mentalmente" "fazer as coisas certas. Eu não conseguia mais me motivar. Eu queria, mas não podia. Felizmente, eu estava indo muito bem na minha vida privada. Tudo estava e está em perfeita ordem. Então tive muitas conversas importantes e também recebi ajuda."

Süle montou uma equipe composta por seu agente Volker Struth, sua família e especialistas. "Sem essas três ou quatro pessoas, meu círculo íntimo, eu provavelmente não teria conseguido. Eu tenho trabalhado com um treinador mental por um longo tempo que é ótimo. Sua contribuição valia seu peso em ouro. Mas os chefs que me acompanharam nas últimas semanas também são de primeira classe. Entrei nas férias de verão com o objetivo de criar algo como um Niklas Süle 2.0", disse ele.

E ainda: "Agora estou mentalmente em uma condição em que não estou há muito tempo. Estou mental e fisicamente em uma condição em que posso realmente atacar novamente. Foi muito difícil. Não parecia férias por um dia, mas quando vejo como estou agora, fico feliz e também orgulhoso."

Enquanto isso, o futuro de Süle em Dortmund estava à beira do abismo. Portanto, houve uma "conversa muito importante e boa" com a administração em torno de Sebastian Kehl e Hans-Joachim Watzke. Isso foi "muito apreciativo e confidencial" porque nada havia vazado.

"Todos disseram que sua visão das coisas era a mais honesta possível. Não poderia ter havido uma conversa melhor: sempre com respeito, ninguém mediu palavras, mas ao mesmo tempo nos ouvimos com muita atenção."

Süle continuou: "É por isso que levei tudo a sério e trabalhei nisso. No final, dependia de mim o que eu fazia com ele. Levei muito tempo para entender que não estava fazendo isso por mais ninguém, mas tudo só por mim."

Enquanto isso, Süle sonha com o campeonato alemão com o BVB. "Quero ser campeão este ano! Isso está no topo dos meus objetivos esportivos", disse ele.

(Via Spox)