Texto por Colaborador: Redação 22/11/2024 - 02:21

A assembleia geral do Borussia Dortmund promete ser acalorada: uma moção pede o fim de um polêmico acordo de patrocínio. Torcedores e sócios fazem uma pergunta central: uma empresa de armas se enquadra nos valores do clube?

O Borussia Dortmund enfrenta um descontentamento crescente por parte dos torcedores antes de uma delicada assembleia geral no domingo. A razão para isso é o acordo de patrocínio com a empresa de defesa Rheinmetall, que tem atraído duras críticas desde que foi anunciado em maio. Uma moção pedindo o fim desta parceria poderia moldar a reunião.

O pedido, apresentado pelo membro do BVB Wilfried Harthan e pelo fã-clube Heinrich Czerkus, afirma: "A assembleia geral desaprova o acordo publicitário com a Rheinmetall e é de opinião que o contrato de patrocínio deve ser rescindido o mais rápido possível" que a decisão não é juridicamente vinculativa, mas espera-se que o conselho e a administração “tomem nota da votação da assembleia geral e sejam guiados por ela”.

“Lado sujo da moeda”: Críticas à lavagem esportiva

Os recorrentes argumentam que o patrocínio não é compatível com os valores fundamentais do clube e tem um impacto negativo na imagem externa do BVB. “Este é o lado sujo da moeda que deveria ser coberto com o logotipo do Borussia Dortmund. Essa lavagem esportiva é incompatível com o código de valores fundamentais do nosso clube”, continua o requerimento. Os membros são particularmente críticos em relação à ligação da associação a uma empresa que está muito distante da guerra na Ucrânia. O preço das ações da Rheinmetall aumentou mais de 500% desde o início do conflito.

Os responsáveis do clube, incluindo Hans-Joachim Watzke e Carsten Cramer, têm de se preparar para uma intensa discussão no domingo. O tema deve voltar a ter destaque na segunda-feira, na assembleia de acionistas. Segundo rumores em torno dos chamados acionistas críticos, haverá considerações de recusa de demissão da gestão. No entanto, o jornal Bild sublinha que são improváveis consequências graves.

Resta saber se a moção receberá a maioria. No entanto, uma coisa é certa: a assembleia geral do dia 25 de novembro poderá ser moldada não só pela situação desportiva, mas sobretudo pela questão da identidade e dos valores do Borussia Dortmund.

 

via bvbwild

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

38 pessoas já votaram