Texto por Colaborador: Redação 15/10/2023 - 16:20

Na história dos Sub-21 alemães, só existe um jogador que marcou mais gols do que partidas. Youssoufa Moukoko também o conhece bem. É o atual locutor do estádio do Dortmund, Norbert Dickel, que marcou duas vezes em seu único jogo Sub-21. Moukoko já disputou nove partidas pelos Sub-21 e já marcou onze gols, incluindo os três na vitória por 3 a 2 na Bulgária, na sexta-feira. Nenhum jogador antes dele poderia ostentar tal cota.

Kevin Volland, por exemplo, já marcou onze gols pelos Sub-21, mas precisou de 22 jogos para isso. E os 16 gols do anterior artilheiro Sub-21, Benjamin Auer, foram distribuídos em 22 jogos; após os primeiros nove, Auer “apenas” marcou oito gols.

“A seleção principal seria definitivamente legal”

Dados-chave que classificam e apoiam as conquistas de Moukoko. Afinal, essa joia altamente talentosa conseguiu isso numa idade em que Volland e Auer ainda estavam na seleção sub-19. Moukoko, por outro lado, joga pelos Sub-21 há mais de dois anos e os seus objetivos atuais abrem caminho à sua terceira participação numa fase final, algo que nunca aconteceu antes.

Este talento, de apenas 18 anos, teoricamente ainda tem direito a disputar a final de 2027 pelos Sub-21. Moukoko ultrapassa todos os limites. Ele ainda é o jogador e artilheiro mais jovem da Bundesliga de todos os tempos. Ele fez sua estreia mais cedo do que qualquer outro jogador da seleção Sub-21. Ele também está registrado como o jogador mais jovem da Copa do Mundo pela seleção principal alemã, pela qual já atuou duas vezes.

Ele quer voltar para lá. "A seleção principal seria definitivamente legal. Ainda tenho muito potencial de desenvolvimento e estou me concentrando no aqui e agora e não no que pode acontecer algum dia", garante Moukoko, "mas acho que o trabalho duro também é recompensado".

Ganhando autoconfiança para o BVB com os Sub-21

Mas, para isso, o jovem teria primeiro de se estabelecer de forma sustentável no BVB, e as viagens com grandes pontuações para os Sub-21 também deveriam servir para esse propósito.

"Não se deve esquecer que a situação competitiva é diferente em Dortmund. É por isso que atualmente ele joga menos no BVB", diz o técnico Sub-21, Antonio Di Salvo. "Eu disse a ele para aproveitar ao máximo seu tempo aqui. E o suas atuações mostram que ele se sente extremamente confortável aqui, com seus gols ele nos ajuda e a si mesmo também."

“A taxa de gols é boa para mim, a equipe sempre me coloca na grande área, é aí que reside minha força”, explica Moukoko, que nasceu na capital de Camarões, Yaoundé, “Recebo a confiança nos Sub-21 e vou pagar isso de volta." Então ele não confia no clube? “Não, não, não”, protesta energicamente, “isso não falta, mas estou jogando na seleção sub-21”.

O alerta de Di Salvo no intervalo contra a Bulgária

Ele marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre o Kosovo e três vezes na Bulgária, levando assim a equipe da DFB ao topo da tabela de qualificação para o Campeonato Europeu.

Mas isso exigiu um discurso caloroso de Di Salvo no intervalo, em Sófia, como revela Moukoko: "O treinador desabafou muito no vestiário ao intervalo, o que fez muito bem à equipe porque penso que estávamos precisando de compacidade e tivemos que correr muito atrás”, lembra Moukoko. “Aí melhorou muito, fomos muito agressivos, ganhamos as segundas bolas e os búlgaros não conseguiram acompanhar ."

Di Salvo explica: É por isso que Moukoko está bem nos Sub-21

Mas graças à negligência alemã, eles voltaram ao jogo. "Depois da vitória por 3-1, provavelmente pensámos que o jogo já tinha terminado, mas não podemos devolver a coragem a um adversário como este em casa, mas foi isso que fizemos no final", reconhece Moukoko, "Espero que consigamos. Aprenderei com isso para fazer jogos ainda melhores em casa em novembro."

Então o atacante quer expandir sua cota incrível e abrir ainda mais seu caminho para o clube e a associação. “Os recordes de gols existem para serem quebrados”, sublinha o goleador, que pretende dar o salto para o técnico Julian Nagelsmann em algum momento.

“Esse é o nosso trabalho”, enfatiza Di Salvo, “os atacantes são medidos pelos gols que marcam, e se Julian acha que deveria marcar um ou outro, fico feliz por cada um”.

 

Via Kicker

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

71 pessoas já votaram