Henrikh Mkhitaryan elogia seu tempo no Borussia Dortmund. O ex-jogador do BVB (2013 - 2016) agradece aos chefes, treinadores e torcedores por seus excelentes três anos no Ruhr. Mas espere, havia outra coisa ... Em 2016, Henrikh Mkhitaryan deixou o Borussia pelo Manchester United como uma surpresa para muitos fãs. Afinal, o BVB recebeu como consolo uma taxa de transferência de 42 milhões de euros. Antes disso, porém, o armênio e seu principal agente Mino Raiola deram um show cru. Muitos observadores chegaram à conclusão de que Mkhitaryan queria ir diretamente a Inglaterra na expectativa de um salário significativamente mais alto.
Mkhitaryan, que ainda hoje desperta emoções negativas em muitos torcedores do BVB, deixou claro numa entrevista ao Sport1: "Disseram-se muitas bobagens durante este tempo. A decisão foi tomada por mim e pelo clube em conjunto". Embora nem tudo tenha corrido bem nas negociações, ele queria manter o silêncio sobre o assunto. Mkhitaryan deu razões pessoais para sua mudança: "Quando soube que o Manchester United estava interessado em mim, eu queria ir para lá. Era meu grande sonho jogar na Inglaterra um dia. As pessoas diziam que eu estava apenas por causa do que fiz. Isso é besteira! "
Se ele tivesse "jogado pelo dinheiro", continuou Mkhitaryan, "eu teria ido para a Rússia ou para outro lugar".
Mkhitaryan está atualmente com contrato com a Roma da Itália, ele olha para trás com muitas lembranças positivas da passagem por Dortmund. Ele elogiou o diretor do BVB, Hans-Joachim Watzke - "Ele fez um ótimo trabalho para o BVB, o clube estava quase falido, agora ele é um dos maiores da Europa" - assim como seus treinadores na época em Dortmund, Jürgen Klopp e mais tarde, Thomas Tuchel: "Tuchel dá mais atenção às táticas. Klopp é mais um psicólogo, ele ajuda você mentalmente e às vezes te abraça. Ambos são muito bem-sucedidos e certamente os melhores treinadores do mundo!"
O jogador de 32 anos também revelou que, quando se mudou do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, para Dortmund, em 2013, um fator especial foi decisivo: a torcida apaixonada do Dortmund. "A arquibancada sul também foi decisiva para mim. Em 2012 joguei com Donetsk na Champions League em Dortmund. Fiquei totalmente viciado após este jogo e imediatamente disse a Mino Raiola: Quero jogar aqui um dia!" Poucos meses depois, a mudança foi perfeita. "É um sonho para todo jogador jogar em Dortmund. A Muralha Amarela é uma loucura. Eu me diverti semana após semana", disse Mkhitaryan, que fez 90 gols pelo Dortmund em 140 jogos oficiais.
No entanto, devido à mudança escandalosa de 2016, deve soar como uma ameaça para alguns fãs do BVB quando Mkhitaryan, cujo contrato termina em Roma em 2022, anunciar: "Uma coisa é certa: voltarei a Dortmund em algum momento, Não sei se como Jogador, mas definitivamente como espectador! "