Texto por Colaborador: Redação 13/08/2024 - 11:23

Maximilian Beier é um jogador do Borussia. O atleta de 21 anos, que mais recentemente marcou gols pelo Hoffenheim, assinou contrato com o BVB até 2029. O Brandenburger, que deixou a casa de seus pais aos doze anos para sua carreira no futebol, é ambicioso e agressivo em campo, mas após o apito final ele é mais relaxado.

Maximilian Beier está nas catacumbas do SIGNAL IDUNA PARK com a camisa do BVB na mão, encantado com sua cinta e sorri para a câmera. Esta cena não é uma fantasia dos fãs do BVB. Não, aconteceu em fevereiro de 2024, quando Maximilian Beier, então ainda a serviço do Hoffenheim, tinha acabado de levar seu clube a uma vitória fora de casa por 3 a 2 contra os auri-negros. O atacante coroou a noite perfeita pedindo a Julian Brandt sua camisa de passagem. Um momento depois, há uma foto com o sorridente Beier, que orgulhosamente olha para a câmera com a camisa preta e amarela na mão.

Cinco meses e meio depois, Beier sorri para a câmera novamente com uma camisa do BVB. Desta vez, porém, não é "Brandt", mas seu próprio nome na camisa do Borussia. O jogador de 21 anos se lembra de trocar de camisa com seu novo companheiro de equipe em seu primeiro dia como jogador do BVB. "Eu o celebro como jogador, gosto muito da maneira como ele joga e é por isso que eu queria sua camisa – então eu apenas perguntei a ele." Ele ainda tem a camisa? "É claro!"

Beier assinou com os finalistas da Liga dos Campeões pelos próximos cinco anos - tudo começou um pouco mais contemplativo em seu estado natal, Brandemburgo. Dez anos atrás, o alemão recriou o gol da vitória de Mario Götze com um amigo. De acordo com Beier, foram necessárias cerca de 1.000 tentativas para alcançar a combinação perfeita de cruzamento de peito-recepção de pé esquerdo-gol. "Claro, Mario só precisava de um", diz Beier sobre o chute a gol de Götze, que tornou a Alemanha campeã mundial pela quarta vez no Rio, Brasil, e sorri novamente.

"Espero ver minha família com mais frequência agora"

Do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (capacidade para 78.838 espectadores), de volta a Brandenburg an der Havel (população 73.921). Foi aqui que Beier deu seus primeiros passos no futebol com os clubes locais ESV Kirchmöser e Brandenburger SC Süd 05. Na tenra idade de doze anos, no entanto, ele deu o primeiro grande passo em sua carreira: o loiro agora com 1,83 metro de altura está se mudando para a escola de elite em Energie Cottbus. Isso também significa que ele mora em Cottbus, a quase 200 quilômetros de distância, durante a semana – então Beier se muda de casa e só está com sua família nos fins de semana.

A saudade de casa é uma companheira constante para o jovem de 21 anos, que às vezes até pensa em desistir de sua possível carreira profissional. Junto com sua família, no entanto, Beier decide que o sonho ainda não acabou – a decisão será a certa alguns anos depois. Seus pais e irmã ainda são o apoio mais importante para o artilheiro, que agora não está tão longe de Dortmund. "Espero ver minha família com mais frequência agora. Isso nem sempre funcionou no Hoffenheim, mas agora a jornada é mais curta", explicou o novo jogador do Borussia, que se mudou de Cottbus para a academia de juniores do Hoffenheim aos 15 anos.

Com a equipe juvenil do Hoffenheim B, o nativo de Brandemburgo terminou em segundo lugar na temporada Sul/Sudoeste da Bundesliga na temporada 2018/2019 e conquistou o prêmio de artilheiro com 18 gols. Já em novembro de 2019, o talento estava no elenco do Hoffenheim pela primeira vez e teve seu primeiro gostinho da Bundesliga no jogo em casa contra o Paderborn. Embora ele só se sente no banco, o então jovem de 17 anos já tem um grande sorriso no rosto.

Na 21ª rodada da temporada 2019/2020, Beier se tornou o jogador mais jovem da história do clube na Bundesliga com 17 anos, 3 meses e 21 dias – substituindo seu novo companheiro de equipe Niklas Süle (17 anos, 8 meses e 8 dias). De 2021 a 2023, o centroavante será emprestado ao Hannover na segunda divisão e, além de muitos treinos de jogo - Beier está em campo em 63 jogos da segunda divisão pelos 96ers - também marca dez gols na segunda divisão. No entanto, o jogador está longe de estar satisfeito com o que conquistou: de volta ao Hoffenheim, ele se tornou um jogador importante para o TSG e é o artilheiro do clube no final da temporada passada com 33 gols. Além disso, há dois títulos de Rookie of the Month em fevereiro e março de 2024 - graças em parte a dois gols em Dortmund.

As boas exibições não passam despercebidas ao selecionador nacional. Depois de convocações anteriores para várias seleções juniores, Beier fez sua estreia na seleção principal em 3 de junho de 2024: No jogo de preparação para o Campeonato Europeu contra a Ucrânia, Beier entrou como substituto aos 59 minutos e quase coroou sua estreia com um gol - apenas o alumínio impediu a estreia perfeita de Beier. O jogador de 21 anos convenceu não apenas os torcedores alemães, mas também Julian Nagelsmann - Beier fará parte do elenco para o Campeonato Europeu em casa, ganhando sua primeira experiência no Campeonato Europeu em campo no jogo da fase de grupos contra a Suíça depois de entrar como substituto.

E o próximo destaque não tardou a chegar: sete semanas após sua estreia no Campeonato Europeu, Beier assina com o Borussia Dortmund – os auri-negros e seus torcedores obviamente impressionaram o Brandenburger, e ele está ansioso pelos 80.000 torcedores no estádio: "Foi brutalmente barulhento. Você quase não entende suas próprias palavras", diz Beier, que já está ansioso por sua estreia no SIGNAL IDUNA PARK. "Quando todo mundo grita por mim, isso te empurra enormemente."

"Se eu der instruções, elas já estão claras"

O Borussia pode esperar um jogador ávido por gols e rápido – 19º entre os velocistas da Bundesliga a 35,45 km/h – que não deixa de se colocar a serviço da equipe: "Eu trabalho muito defensivamente e também corro muito para o time. Ofensivamente, posso jogar em todas as posições e posso ser usado de várias maneiras." Em campo, Beier se descreve como agressivo: "É aí que vêm as emoções. Se eu der instruções, elas já estão claras." Longe do campo, é uma história diferente, onde ele é "mais do tipo mais quieto". Isso é o que o nativo de Brandemburgo é em sua primeira entrevista ao BVB, não um traço de empolgação. Mas ainda mais por respeito ao seu novo empregador: se ele puder usar roupas azuis, o nativo de Brandemburgo pergunta e tem que sorrir um pouco novamente.

Muito mais importante para Beier – e certamente para os fãs auri-negros – do que sua escolha de roupas são seus objetivos: assim como o BVB, ele quer competir por títulos a cada temporada. "Estamos perseguindo os mesmos objetivos. Então isso se encaixa." Os torcedores do BVB já podem esperar por Maximilian Beier e os próximos gols que ele marcará no SIGNAL IDUNA PARK. Desta vez, ele vestirá a camisa do BVB enquanto comemora em campo – e nas catacumbas do estádio quando sorrir para as câmeras após o jogo.

(Via BVB)