Texto por Colaborador: Redação 20/09/2024 - 00:01

De acordo com a UEFA, o novo formato de grupos da Liga dos Campeões deve prometer mais emoção. Mats Hummels, no entanto, não é amigo da reforma da competição.

Quando Hummels chegou à final da Liga dos Campeões com o Borussia Dortmund na temporada passada, os pretos e amarelos prevaleceram em um grupo com Paris St. Germain, Milan e Newcastle United. Em vez de três adversários de grupos fixos, no entanto, os participantes jogarão contra oito equipes diferentes a partir desta temporada e se envolverão em duelos de longa distância com as outras 27 equipes da Liga dos Campeões pelos ingressos para as oitavas de final.

"Minha primeira reação é: eu não gosto. Não sou fã de como foi projetado", disse Hummels no podcast "Alles ist schwer" com seu irmão Jonas, uma conclusão provisória crítica. No novo formato, as equipes estão ainda mais dependentes da sorte do sorteio: "Gosto da primeira e da segunda partida. Existem equipes que são extremamente fortes em casa ou fora. Você tem sorte ou talvez azar de ver quais jogos você é sorteado."

Do ponto de vista de Hummels, é uma decisão financeira da UEFA gerar mais dinheiro por meio de mais jogos e oportunidades de marketing. "Parece uma reforma, como ter ainda mais certeza de que todos os principais clubes recebem seu dinheiro para sempre e podem continuar a operar como antes, o que não poderia em nenhum caso terminar em um fiasco se isso for questionado em algum momento", diz o jogador de 35 anos com ironia mordaz.

"Parece que se trata de criar ainda mais jogos para que a má gestão de quase todos os clubes envolvidos possa ser absorvida por mais alguns anos", sublinhou o zagueiro, que se mudou para a Roma. Mas essa roda não pode durar para sempre: "Acho que para em algum momento, porque em algum momento os jogadores realmente já tiveram o suficiente."

No sentido esportivo, Hummels só teria excluído as listas de cabeças-de-chave para aumentar o risco de os principais clubes acabarem em grupos difíceis. Portanto, há também a chance "de você ter um grupo com Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Paris St. Germain. Não isso: 'Garantimos que todas as melhores equipes sempre progridam e tenham as melhores chances'", explicou Hummels.

(Viaa fussball.news)