Texto por Colaborador: 26/01/2021 -

Na derrota por 2 a 4 em Mönchengladbach na sexta-feira, a fraqueza nos padrões defensivos custou ao BVB pontos valiosos - mais uma vez. Os auri-negros voltaram a castigar-se com várias desatenções depois de bolas paradas e mais uma vez não conseguiu um melhor resultado.

Às vezes, estatísticas supostamente negativas também podem ser lidas positivamente. Assim: O Borussia Dortmund sofreu apenas 13 gols de jogo na temporada atual, tendo apenas o RB Leipzig (12) e o Wolfsburg (11) com menos. Conseqüência fatal desse número: O restante do total de 26 gols sofridos nos primeiros 18 jogos entrou em ou depois de uma bola parada.

Roman Bürki teve de chegar atrás dele 13 vezes depois de escanteios, cobranças de falta, pênaltis, um arremesso lateral e até mesmo uma tacada inicial do goleiro, que é a pior da liga com um valor relativo de 50 por cento, em termos absolutos apenas os arquirrivais do Schalke concederam mais. Números assustadores de um problema óbvio que não foi a primeira vez que fez a diferença em um jogo acirrado na derrota para o Borussia Mönchengladbach na sexta-feira.

“Nós nos punimos e nos privamos por nos desligarmos. Se não conseguirmos o segundo gol em Gladbach, será um jogo diferente para nós. Depois ficaremos na liderança e o jogo se desenvolverá de outra forma”, acredita o chefe Sebastian Kehl.

Os donos da casa marcaram três vezes na derrota de Dortmund por 2: 4: Nico Elvedi de cabeça após cobrança de falta, o suíço novamente com a esquerda após cobrança de falta direta fracamente bloqueada por Bürki e Marcus Thuram de cabeça após escanteio. “Se você sofreu quatro gols não precisa mais se preocupar com o resultado”, calcula o diretor de esportes Michael Zorc e nem precisa de um diploma de professor como seu ex-treinador, a quem o diretor de esportes cita: “É matemática simples, como Ottmar Hitzfeld disse. " A amarga conclusão: "Somos jogados para trás por gols muito simples."

Outros exemplos de quantos pontos de falta de concentração e desatenção depois de uma bola parada já custaram? Ellyes Skhiri do 1. Colônia marcou em dois escanteios na vitória por 2-1 do Rhinelander em Dortmund, na 9 rodada, o Union Berlin também marcou dois corners na vitória por 2-1 sobre o BVB na 13°.

As palavras de Hummels ressoam. "Se você dá um jogo além dos padrões, tem algo a ver com o quanto você absolutamente deseja a vitória", queixou-se Mats Hummels após a derrota.

O BVB treina uma marcação de homem com alocação clara nos escanteios, onde gols como Friedrich ou Thuram na sexta-feira são erros individuais claros. No caso de cobranças de falta perto da grande área, entretanto, o técnico Edin Terzic conta com uma cobertura espacial: antes do primeiro golpe de Gladbacher por Elvedi, sete defensores do Dortmund ficaram paralelos à entrada da área como se estivessem em uma corda, mas deixaram ser ultrapassados ​​enquanto um jogador pegou o impedimento.

O problema que existia sob o comando do ex-treinador Lucien Favre por mais tempo do que a atual temporada parecia ter melhorado, entre o Union Berlin e o Mönchengladbach foram quatro jogos consecutivos sem sofrer um padrão. A recaída no Baixo Reno mostrou novamente a necessidade de ação, mesmo que o próximo adversário, Augsburg, pudesse acertar apenas três rebatidas após bolas paradas. Felix Udoukhai marcou um deles de cabeça após cobrança de falta - o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o BVB no primeiro turno.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

64 pessoas já votaram