Texto por Colaborador: Redação 11/06/2024 - 15:37

Não há ninguém ao redor do Borussia Dortmund que não teria ficado feliz em ver o Meisterschale ou o troféu da Liga dos Campeões nas mãos de Marco Reus um dia. Os auri-negros estiveram à beira de realizar o desejo do ídolo em várias ocasiões, mas os sonhos do título foram dramaticamente quebrados nos últimos metros.

Depois que Reus também perdeu a Copa do Mundo de 2014 devido a uma lesão no último jogo de pré-temporada contra a Armênia, o jogador de 35 anos recebeu o carimbo de inacabado. Enquanto jogadores de sua geração, como Thomas Müller, Manuel Neuer e Toni Kroos, amadureceram como vencedores absolutos, Reus conquistou a Copa da Alemanha duas vezes (2017, 2021) e a Supercopa da Alemanha três vezes (2014, 2015, 2020) com o BVB.

"No final, é claro, você também joga futebol para ganhar títulos", disse Reus em entrevista à mídia BVB sobre sua parca carreira. Em seus doze anos no clube de coração, no entanto, ele experimentou a importância dos fatores suaves no futebol profissional. "Especialmente na última rodada: quer tenha sido a coreografia quer tenham cantado o meu nome, mostrou-me: não fiz muito mal e posso orgulhar-me disso, mesmo que não tenham saído muitos títulos."

Especialmente para as pessoas na área do Ruhr, "algo mais é importante" do que o sucesso desportivo, sublinha Reus. "Isso é ainda maior do que se eu tivesse ganhado 20 títulos. Isso te deixa mais orgulhoso de ter conseguido o reconhecimento de uma forma diferente."

Por exemplo, Reus ocupa o quarto lugar na lista de recordistas do BVB, com 429 aparições profissionais - apenas Roman Weidenfeller (453), Mats Hummels (508) e Michael Zorc (572) fizeram mais aparições pelos auri-negros. E, acima de tudo, sua ameaça de gol será lembrada: com 170 gols marcados, Reus só é superado por Adi Preißler (177), mas ocupa o primeiro lugar na lista dos melhores gols (131 assistências).

(Via fussball.nwes)