Robert Lewandowski viveu um dia de trabalho desconfortável em seu retorno a Dortmund na terça-feira. Com o Barcelona, o astro atacante sofreu uma derrota por 3 a 1. Além disso, a fúria dos torcedores do BVB contra ele se manifestou em uma ensurdecedora onda de vaias.
Em outros tempos, Robert Lewandowski era aplaudido no Signal Iduna Park. Porém, esses dias ficaram para trás há muito tempo. Na terça-feira, ficou mais do que evidente que os apoiadores do Borussia Dortmund ainda não perdoaram o atacante polonês por sua saída.
A cada toque na bola, explodia uma onda de apupos na Muralha Amarela. Uma situação nada fácil para Lewandowski.
"Eu entendo os torcedores, mas por outro lado os torcedores também precisam me entender", disse ele após a partida à "Bild". "Tantas vezes demonstrei quanto respeito tenho por Dortmund. Tenho apenas lembranças positivas de Dortmund, isso permanece para sempre. É uma sensação boa vir aqui ao estádio."
Robert Lewandowski como pesadelo do BVB
O jogador de 36 anos amadureceu em Dortmund até se tornar um atacante de classe mundial antes de seguir para Munique sem custos de transferência em 2014. A indignação na região do Ruhr foi enorme na época. Após Mario Götze, o BVB perdeu mais um ícone do elenco de Klopp, que havia chegado à final da Champions League em 2013, para o Bayern de Munique.
Nos anos seguintes, a aversão dos torcedores do BVB a Lewandowski ganhou também uma dimensão puramente esportiva. O artilheiro tornou-se um verdadeiro pesadelo para os aurinegros.
Em 26 partidas com o Bayern de Munique e três com o Barcelona, Lewandowski já enfrentou seu ex-clube 29 vezes. O impressionante saldo: 29 gols. Contra nenhum outro adversário o veterano foi mais eficaz.
Pelo menos na terça-feira, o time de Niko Kovac encontrou uma fórmula para conter Lewandowski. O triunfo por 3 a 1 em casa, porém, não foi suficiente após a derrota por 4 a 0 no jogo de ida.
Para o BVB, a jornada na Liga dos Campeões terminou assim nas quartas de final. Já Lewandowski segue sonhando com seu segundo troféu da competição pelo Barcelona.