Texto por Colaborador: Redação 13/10/2025 - 05:00

O Borussia Dortmund conta com um verdadeiro maratonista em seu elenco. Daniel Svensson vem chamando atenção pelos números excepcionais apresentados e continua a receber elogios constantes por seu desempenho.

O início de temporada do Borussia Dortmund não poderia ser melhor: vice-liderança no campeonato, classificação garantida na Copa da Alemanha e posição privilegiada na tabela da Champions League. Sob o comando do técnico Niko Kovač, alguns jogadores do elenco apresentam evoluções surpreendentes. No programa Echte Tiefe – den BVB verstehen, a apresentadora Linda Joy Sonnenberg debate com os repórteres Christian Woop e Jonas Ortmann sobre quem ganha e quem perde espaço no BVB. Por que Sabitzer se tornou tão indispensável? Qual o motivo de Bellingham, a grande contratação, ainda não ter papel de destaque? E sobre qual estrela do time se fala menos do que deveria?

Niko Kovač, treinador do BVB, não economiza nas comparações quando fala de Daniel Svensson. A cada entrevista coletiva, surgem novos elogios ao seu "Coelho da Duracell", um apelido carinhoso, vindo da Suécia. Com um sexto da temporada já disputado, os dados comprovam que não se trata de casualidade: o Borussia Dortmund possui um autêntico maratonista escandinavo atuando pelo lado esquerdo.

Svensson participou de todos os minutos disputados pelo BVB nesta temporada e, simultaneamente, percorreu mais quilômetros que qualquer outro atleta profissional. O sueco completou exatos 75 quilômetros nas primeiras seis partidas. Isso representa uma média de 12,5 quilômetros por jogo – mesmo com a sobrecarga dupla da Champions League. Mas os números não param por aí: ele também lidera com ampla vantagem a estatística de corridas intensas (546). Logo atrás vem Mathias Pereira Lage, com 527.

Por isso, não é coincidência que o lateral-esquerdo tenha marcado recentemente dois gols após corridas até o segundo poste, onde finalizou cruzamentos. Assim Svensson abriu o placar contra o Mainz 05 e também fez o 1 a 0 na Champions League diante do Athletic Bilbao.

Técnico Niko Kovač elogia Svensson

"O segundo poste precisa ser coberto, isso é fundamental", explicou Kovač recentemente. O treinador complementou: "Quando a bola não pode ser aproveitada no primeiro poste, alguém precisa fechar a porta nos fundos. E ele faz isso. Tem tanto fôlego que não se importa em fazer essa corrida dez vezes por tempo, mesmo que só receba a bola uma vez. Daniel é uma fleißige Biene, alguém que dá tudo pela equipe. Me alegra ver que ele teve essa evolução em tão pouco tempo."

O jogador da seleção sueca, que enfrenta a Suíça na sexta-feira e Kosovo na segunda, diz se sentir "em casa" em Dortmund. E os apelidos não o incomodam. Após seu gol contra o Bilbao, perguntaram sobre a comparação com o personagem de quadrinhos Daniel Düsentrieb, conhecido na Suécia como Oppfinnar-Jocke. "Parece bom", respondeu o sueco, que prefere respostas curtas. As longas distâncias ele prefere percorrer dentro de campo.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram