Texto por Colaborador: Redação 10/09/2024 - 00:12

Nas últimas janelas de transferência, o Borussia Dortmund passou por mudanças substanciais no pessoal. Grande parte dessa mudança ocorreu em termos de jovens talentos, com o clube vendo um grande êxodo de jovens partirem para novos pastos por vários motivos.

Apesar desse êxodo ter trazido saudáveis 20 milhões de euros em termos de lucro, o diretor esportivo Lars Ricken notou um nível de decepção em suas saídas em uma entrevista recente, mas também reafirmou o compromisso do clube em garantir que o desenvolvimento desses jovens jogadores seja monitorado, para que a porta do futebol principal do Dortmund não esteja completamente fechada:

"Claro, é uma pena quando talentos que acompanhamos e treinamos no Borussia Dortmund há anos saem. Cada caso sempre tem suas próprias razões e por trás de cada caso há um processo de pesagem. Continuaremos monitorando seu desenvolvimento e, em um ou outro caso, continuaremos a ter uma mão nisso.

Apesar desse êxodo, Ricken também cimentou o compromisso do Dortmund com os jogadores jovens, citando o verão passado como um exemplo de como o clube continua a preparar jovens jogadores para a primeira divisão:

"É importante enfatizarmos: a próxima geração está pronta conosco! No verão, tomamos deliberadamente decisões corajosas para incorporar firmemente nossos próprios jovens jogadores ao time profissional."

- Lars Ricken
Os jogadores em questão, como menciona o Bild, são Kjell Wätjen, Cole Campbell e Almugera Kabar, Flilpo Mané, mas também nomes como Julien Duranville e até Jamie Gittens. Os dois últimos podem já estar no time principal há algum tempo (especialmente Gittens), mas ainda são muito jovens e procuram ter temporadas de destaque, o que eles poderiam ter nesta campanha.

Nas temporadas anteriores, especialmente sob o comando de Edin Terzić, quase parecia que o foco estava se afastando da juventude, com os jovens jogadores não recebendo a quantidade esperada de minutos. Sob a orientação de Ricken, e especialmente com a nomeação de Nuri Şahin, a maré voltou para um dos valores centrais mais elogiados do clube; Se você é talentoso o suficiente, então você tem idade suficiente para jogar profissionalmente.

Certamente há um equilíbrio que deve ser alcançado entre dar aos jovens tempo em campo e proteger seu desenvolvimento, mas é preciso uma abordagem ousada para que os jovens tenham minutos substanciais para se desenvolver. A direção que o clube escolheu seguir é, pelo menos pelo valor de face, a certa, e é um bom presságio para a academia se tornar algo de que o clube se orgulhará imensamente mais uma vez.

(Via bvb buzz)