Texto por Colaborador: Redação 17/04/2023 - 16:44

Depois de um erro aos 97 minutos frente aoStuttgart, o zagueiro do BVB Soumaïla Coulibaly foi vítima de racismo. A resposta foi imediata. O gol de empate por 3 a 3 do Stuttgart no último minuto foi um tapa na cara do BVB. Antes de sofrer o gol, Soumaïla Coulibaly, zagueiro de 19 anos que já havia jogado quase exclusivamente na terceira divisão com os sub-23, errou. Depois de seu erro, ele foi insultado racialmente por alguns inensináveis nas mídias sociais, de acordo com a WAZ.

Coulibaly certamente imaginou sua estreia pelo BVB de forma diferente. No segundo tempo, o francês entrou como substituto do doente Mats Hummels e formou a defesa central do Dortmund com Emre Can.

Após o mais do que infeliz empate em Stuttgart, o técnico do BVB, Edin Terzic, ficou na frente de seu jovem protegido, que se juntou ao BVB dos sub-2021 do PSG no verão de 19. "É claro que gostaríamos que ele limpasse a bola com o pé direito", disse ele. "Mas seria absolutamente errado torná-lo um bode expiatório agora."

Afinal, Coulibaly não foi o único culpado pelo gol sofrido, em vez disso, toda a equipe não ficou bem na situação. Para o francês de 19 anos, que recebeu uma nota 5 do kicker por seu desempenho, o pior ainda estava por vir.

Porque muito mais desagradável do que o erro de Coulibaly no tempo de lesão foram os comentários às vezes racistas de alguns usuários do Instagram. O zagueiro do BVB já restringiu a seção de comentários. Mas os abismos que o jovem de 19 anos às vezes abriu lá provavelmente não serão esquecidos às pressas.

Vários usuários do Instagram deixaram emojis de macaco ou se referiram a Coulibaly como um "macaco", "macaco" alemão. Alguns usuários até forneceram tais comentários com um "Curtir". A maioria de seus seguidores, no entanto, tentou reconstruir o jovem jogador do BVB e condenou duramente os comentários racistas.

"Não dê ouvidos a esses aqui, todos eles não têm ideia! Cabeça erguida!", escreveu um usuário. Outro usuário também reagiu via Twitter aos comentários racistas contra o jogador do BVB: "Você pode ver que ele ainda não está pronto, mas insultá-lo assim é realmente sem fundo e nojento".

Se os comentários racistas terão impacto nas performances de Soumaïla Coulibaly pode se tornar evidente já na próxima rodada. No sábado à noite, o BVB, que apresentou uma queixa à UEFA na sequência de um incidente de racismo no final de 2022, vai receber o Eintracht Frankfurt para o jogo da 29.ª rodada.

Devido à escassez de opções na defesa central do Dortmund, o jogador de 19 anos poderia ser usado novamente. Em seguida, todos os torcedores do BVB terão a oportunidade de apoiar Soumaïla Coulibaly e tomar uma posição contra o racismo e apoiar o lema do clube "BORUSSIA CONNECTS. JUNTOS CONTRA O RACISMO". (Via ruhr24)

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

2 pessoas já votaram