Texto por Colaborador: Redação 08/03/2024 - 00:30

Chegou a hora: na primavera (europei_ de 2024, a DFL quer conceder os direitos televisivos para as temporadas 2025/2026 até 2028/2029 inclusive. Os torcedores do Borussia Dortmund enfrentam o pior cenário possível. Os pacotes de direitos foram remontados e poderão fornecer fornecedores adicionais necessários.

Existem cinco ofertas para os requerentes de direitos. O Pacote A contém apenas a conferência da Bundesliga no sábado. Isto significa que o jogo principal do sábado (18h30, em horário sempre alemão) será publicitado separadamente, nomeadamente no pacote C. Os jogos individuais das 15h30 de sábado passam a estar disponíveis em combinação com os jogos de sexta-feira (pacote B).

Os jogos de domingo equivalem, portanto, ao Pacote D e não estão mais vinculados aos jogos de sexta-feira. No entanto, ainda haverá oferta de TV gratuita (Pacote E). Isso inclui novamente três jogos de sexta-feira, a Supertaça e o rebaixamento.

A nova situação de direitos significa que, teoricamente, seriam necessários três provedores de pagamento diferentes para assistir a todos os jogos do BVB ao vivo. Até agora existem “apenas” DAZN e Sky. Porém, se você também quiser usar a opção de teleconferência, esse número poderá aumentar para quatro.

O BVB está ameaçado com menos jogos na tarde de sábado

Além disso, segundo o Ruhr Nachrichten (pago), está previsto colocar as equipes com faixas de cotas fortes com mais frequência em datas em que não haja jogos paralelos. Isso significa que o BVB poderá ser cada vez mais agendado para sexta-feira (20h30), sábado à noite (18h30) ou em uma das datas de domingo.

O tradicional horário de início das 15h30 de sábado poderá, portanto, ser significativamente menos frequentado pela equipe de Dortmund. No futuro serão realizados 15 em vez de 10 jogos no domingo (19h30) para aliviar a pressão sobre os participantes da Liga dos Campeões Europeus.

Apesar do cenário iminente com quatro assinaturas, existe também a possibilidade de um provedor leiloar todos os pacotes de TV paga. A chamada “regra de não haver comprador único” foi suspensa.

No entanto, os custos de assinatura poderão aumentar significativamente na Alemanha. Também é questionável que apenas um fornecedor prevaleça na batalha pelos direitos televisivos. Tanto DAZN quanto Sky transmitem ao vivo a Bundesliga a nível local e, portanto, farão todo o possível para conseguir pelo menos um pacote. No entanto, outros fornecedores como Magenta Sport, Amazon Prime Video ou mesmo RTL também poderiam prevalecer.

Também há sinais de martelo nos destaques. Porque o Sportschau, que há décadas exibe resumos alemães aos sábados a partir das 18h, pode perder sua exclusividade.

Existem dois horários de transmissão para avaliação inicial dos destaques na TV aberta – 18h às 20h15 e 19h15 às 20h15. Se a ARD não conseguir o primeiro lugar, seria o fim do programa esportivo habitual.

Portanto, será emocionante ver quem acabará por ganhar o contrato para a exploração ao vivo e destacar a exploração. Na próxima temporada 2024/2025, porém, tudo permanecerá inalterado.

Ruhr24