Texto por Colaborador: Redação 07/08/2025 - 03:00

O sobrenome Bellingham está de volta ao BVB! Porém, Jobe pretende fazer algumas coisas de modo distinto de seu irmão Jude, que internamente chegou a gerar alguns atritos.

Como única contratação proeminente até agora, Jobe Bellingham atrai atenção especial no Borussia Dortmund. E naturalmente porque seu irmão Jude amadureceu como estrela no BVB, foi vendido ao Real Madrid por mais de 100 milhões de euros e hoje é considerado um dos melhores futebolistas do mundo. A constante comparação quase impediu a transferência para o BVB.

O reforço vindo do AFC Sunderland, da Premier League, se diferencia de seu irmão. Podem ser parecidos fisicamente, mas Jobe é uma presença bem mais imponente do que Jude era aos 17 anos quando chegou ao BVB. E também em suas declarações fica claro que Jobe é mais que uma cópia de Jude.

Jude Bellingham foi acusado de exibicionismo no BVB

Este rapidamente evoluiu de talento para estrela no BVB e adorava o jogo com os torcedores. O fato de Jude Bellingham às vezes se posicionar sozinho diante da Muralha Amarela no final de sua passagem em Dortmund, para curtir o banho de multidão, e de gritar com companheiros quando um passe não vinha com precisão suficiente - no vestiário, o atual jogador do Real chegava a incomodar.

Alguns companheiros de equipe teriam ficado felizes quando o Bellingham mais velho se despediu, sendo acusado de protagonizar um show individual. O Bellingham mais novo não corre o risco, pelo menos a julgar por sua apresentação durante uma rodada com a mídia no campo de treinamento de Saalfelden (Áustria), de que logo falem dele dessa forma.

"Não quero chamar muita atenção fora de campo, por isso sempre fico um pouco nervoso quando dou entrevistas", confessou o jovem atleta honestamente. "Dortmund não é um clube ao qual você vem para ser um superstar", disse ele. "Não quero ser um superstar, mas sim como uma máquina quando estou em campo." Cultura de desempenho em vez de culto à personalidade, talvez seja assim que se possa resumir.

Vale lembrar que o desempenho também estava certo com Jude Bellingham. Só por isso o meio-campista ganhou tanto foco individual no BVB. Seu irmão mais novo parece pelo menos não buscar ativamente esse tipo de atenção. Inicialmente, trata-se mesmo de se adaptar. "Tento me cercar de pessoas das quais posso aprender, especialmente do Pascal", explicou sua abordagem.

O fato de ele mencionar Pascal Groß, o líder silencioso do BVB, como primeiro mentor, diz muito. As declarações de Jobe Bellingham também permitem vislumbrar que influência o técnico Niko Kovač teve em sua decisão de ir para Dortmund, apesar do risco da constante comparação com o irmão.

"Ele quer jogar futebol intenso, também nos treinos, e isso combina com aquilo em que acredito e como me vejo. Ele é rigoroso, apaixonado e entende o jogo tão bem porque tem muita experiência. Tive a sensação de que ele é a melhor pessoa para confiar meu futuro", disse Bellingham.

Notável também é seu tratamento da expectativa no BVB. Em vez de se esconder atrás de frases feitas, ele fala claro: "Acho que títulos deveriam ser o objetivo de todo jogador que vem para um clube com tanto amor da torcida. Por que não viria para um clube como este e querer conquistar grandes coisas?", foi sua pergunta retórica.

Nesse aspecto, ajuda o fato de Jobe ter vivenciado o clube de perto quando Jude jogava em Dortmund. "É um clube que nos últimos anos foi privado do grande momento que merece - seja na Champions League ou no empate contra o Mainz. Estive no estádio e sei o que os torcedores pensam e sentem."

Que um jovem de 19 anos consiga classificar esse tema de forma confiante e ao mesmo tempo sensível é certamente notável. Mostra como profissionalmente a família Bellingham preparou o talentoso rebento. "Quero me tornar um dos melhores meio-campistas da Europa", disse Jobe Bellingham, não com barulho alto, mas com o tom de peito da convicção. "Quero melhorar todo o meu jogo, transformar meus pontos fortes em super-forças."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram